Trastuzumabe Deruxtecana (T-DXd) é atualmente aprovado para tratamento de pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo (imuno-histoquímica (IHC) 3+ ou ISH positivo) ou HER2-low (IHC 1+ ou IHC 2+/ISH negativo), além de outros cânceres de mama específicos e indicações agnósticas. Diante das potenciais implicações clínicas para a seleção do tratamento após a exposição a T-DXd, estudo do MD Anderson Cancer Center destacado no SABCS 2024 avaliou as alterações no status do HER2 após o tratamento com T-DXd em pacientes com câncer de mama metastático, especificamente a perda ou diminuição da expressão do HER2, com resultados que demonstram a importância de reavaliar o status de HER2 pós-tratamento.
Nesta análise, os pesquisadores revisaram retrospectivamente pacientes com câncer de mama metastático que receberam tratamento com T-DXd no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas (MDACC). Foram considerados pacientes que fizeram biópsia pós-tratamento (ou biópsia durante o tratamento nos 30 dias anteriores à descontinuação) com reavaliação do status de HER2 por IHC no MDACC. Pacientes que foram retirados do tratamento por toxicidade ou morte após o primeiro ciclo de tratamento foram excluídos, assim como pacientes que receberam T-DXd além de outro agente concomitantemente e aqueles que receberam T-DXd em vários momentos intercalados em seu histórico médico.
A revisão considerou o status de IHC do HER2 pré-tratamento na biópsia mais recente antes do início de T-DXd e a biópsia com a maior pontuação de HER2 em todo o histórico médico dos pacientes. Para pacientes com múltiplos testes, a biópsia mais próxima da data de início e término do tratamento foi usada para avaliar a mudança no status de expressão do HER2. As datas do tratamento foram extraídas dos prontuários médicos dos pacientes e a duração da terapia foi calculada como o tempo entre o ciclo 1, dia 1 e o fim do tratamento. Uma diminuição na pontuação de IHC foi definida como qualquer mudança na pontuação do IHC de 3+ para 2+, 1+ ou 0; de 2+ amplificado para 2+ não amplificado, 1+ ou 0; de 2+ não amplificado para 1+ ou 0; ou de 1+ para 0. A perda do HER2 foi definida como uma pontuação de IHC de 0 após o tratamento com qualquer grau de positividade observado na amostra mais recente antes do início do tratamento (1+, 2+ ou 3+).
A base de análise compreendeu 45 pacientes com câncer de mama metastático que iniciaram o tratamento com T-DXd no MDACC entre junho de 2017 e fevereiro de 2024 e haviam saído da terapia no momento da revisão.
A pontuação HER2 mais alta foi 3+ em 14 pacientes (31%), 2+ em 20 pacientes (44%; 12 FISH negativos, 5 FISH positivos e 3 FISH indeterminados) e 1+ em 11 pacientes (24%). A duração mediana entre a biópsia pré-tratamento e a data de início do tratamento foi de 355 dias (intervalo, 1 a 2663) e a duração mediana entre a data de descontinuação do tratamento e a biópsia pós-tratamento foi de 25 dias (intervalo, -14 a 1159). Cinco pacientes tiveram pontuação HER2 de 0 na biópsia mais recente antes da terapia e foram excluídas de análises posteriores. Nessas pacientes, a decisão do tratamento foi baseada em outra biópsia anterior mostrando doença HER2-low ou HER2-positiva e o tempo mediano de tratamento foi de 71 dias. De 40 pacientes com expressão basal de HER2 (1+, 2+ ou 3+), quase um terço (n=12; 30%) teve perda de HER2 após o tratamento com T-DXd. Além dessas 12 pacientes com perda de HER2, outras 11 pacientes (28%) tiveram diminuição na pontuação de HER2 após o tratamento com T-DXd.
Em conclusão, esses achados indicam que a perda de HER2 e a diminuição na expressão de HER2 são comuns em pacientes com câncer de mama metastático recebendo tratamento com T-DXd. O status de HER2 pós-terapia deve ser reavaliado antes de considerar a terapia alternativa direcionada a HER2.
Referência:
P1-01-27: HER2 Loss Following Treatment with Trastuzumab Deruxtecan in Patients with Metastatic Breast Cancer
Presenting Author(s) and Co-Author(s): Mohamed Gouda, Amrit Gonugunta, Ecaterina Dumbrava, Timothy A Yap, Jordi Rodon, Sarina A Piha-Paul, Paula R. Pohlmann, Senthil Damodaran, Rashmi Murthy, Vicente Valero, Jason Mouabbi, Debasish Tripathy, Aysegul Sahin, Hui Chen, Funda Meric-Bernstam
Abstract Number: SESS-2261