Onconews - TUXEDO-4: T-DXd pode ser nova promessa no câncer de mama HER2-low com metástase cerebral ou DLM

Caso cumpra os principais desfechos, o estudo internacional de Fase II TUXEDO-4 pode introduzir trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) como um tratamento promissor para pacientes com câncer de mama HER2-low com metástase cerebral recém-diagnosticada ou em progressão, com ou sem doença leptomeníngea tipo II (DLM). O desenho do estudo e seus objetivos foram apresentados no San Antonio Breast Cancer Symposium.

O câncer de mama (CM) é a segunda causa mais comum de metástases cerebrais (MC) entre todas as malignidades sólidas e a principal causa de doença leptomeníngea (DLM). Tanto a MC quanto a DLM estão associadas a alta morbidade e mortalidade e as opções de tratamento são limitadas.

Embora a MC seja comumente diagnosticada tardiamente durante o curso da doença metastática em pacientes com CM luminal, a DLM é frequentemente diagnosticada simultaneamente e nenhuma opção de tratamento sistêmico estabelecida existe até o momento. Trastuzumab deruxtecan (T-DXd), um conjugado anticorpo-medicamento que combina um anticorpo direcionado a HER2 com um inibidor da topoisomerase I, mostrou resultados promissores em pacientes com câncer de mama metastático (mCM), incluindo pacientes com mCM HER2-positivo com MC ativa e pacientes com baixa expressão de HER2 (IHC 1+ ou 2+ na ausência de amplificação de ERBB2). “Levantamos a hipótese de que T-DXd poderia exibir atividade clínica relevante em pacientes com mCM HER2-low com MC com ou sem DLM tipo II”, argumentam os pesquisadores.

Este estudo internacional, multicêntrico, de braço único, de Fase II (TUXEDO-4 ; NCT06048718) espera inscrever 27 pacientes (13 no estágio 1 e 14 no estágio 2, dependendo das respostas no estágio 1. São elegíveis pacientes adultos do sexo masculino ou feminino com mCM HER2-low com MC recém-diagnosticada ou progressiva radiologicamente com ou sem DLM tipo II (pacientes com DLM tipo I não podem ser inscritos no estudo), status de desempenho do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) 0-2, com ≥1 lesões cerebrais mensuráveis, fração de ejeção do ventrículo esquerdo ≥50% e ≥1 linha anterior de tratamento sistêmico no cenário metastático.

Os pacientes receberão T-DXd 5,4 mg/kg por via intravenosa a cada 21 dias, até toxicidade inaceitável, progressão da doença, morte ou descontinuação por qualquer outro motivo. O desfecho primário é a eficácia do tratamento, definida pela taxa de resposta objetiva (ORR) no sistema nervoso central (SNC), de acordo com os critérios de Response Assessment in Neuro-Oncology (RANO)-BM. Os desfechos secundários são ORR extracraniana, taxa de benefício clínico bicompartimental, taxa de controle da doença bicompartimental, tempo de resposta, duração da resposta, sobrevida livre de progressão, sobrevida global, segurança (eventos adversos, coagulação e monitoramento hematológico) e tolerabilidade de acordo com o NCI-CTCAE v.5.0, qualidade de vida e função neurológica usando a escala Neurologic Assessment in Neuro-Oncology (NANO).

O estudo TUXEDO-4 foi ativado para recrutamento em 5 de junho.

Referência:

P3-08-21: Trastuzumabe-deruxtecano em pacientes com câncer de mama metastático HER2-baixo com metástases cerebrais recém-diagnosticadas ou em progressão: O estudo TUXEDO-4 fase II

Autor(es) e coautor(es) apresentadores: Maximilian Marhold, Marta Vaz-Batista, María Gión, Manuel Ruíz-Borrego, Isabel Blancas, Cristina Morales, Cristina Saavedra, Felipe Slebe, Marta Campolier, Juliana Carvalho Santos, José Antonio Guerrero-Martínez, Miguel Sampayo-Cordero, Rupert Bartsch, Matthias Preusser

Número do resumo: SESS-545