Onconews - Estudo avalia processamento de linguagem natural para detecção de nódulos pulmonares incidentais

Um algoritmo de processamento de linguagem natural desenvolvido demonstrou aplicabilidade efetiva na detecção de lesões pulmonares suspeitas, com uma taxa significativa de diagnósticos de câncer de pulmão em estágio inicial. O trabalho foi selecionado para sessão oral no WCLC 2024, em apresentação da oncologista Clarissa Baldotto (foto), diretora do Núcleo de Integração Oncológica na Oncologia D'Or e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT).

O câncer de pulmão é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo, e o diagnóstico tardio contribui para sua alta taxa de letalidade. O rastreamento do câncer de pulmão tem mostrado um benefício de sobrevida global, mas sua implementação no Brasil é incipiente e apresenta muitos desafios.

Neste estudo, os pesquisadores relataram os primeiros resultados de um modelo de processamento de linguagem natural (PLN) desenvolvido e implementado em uma rede nacional de saúde para detectar nódulos suspeitos incidentais em tomografias computadorizadas (TC) de tórax.

Uma abordagem de PLN previamente validada foi aplicada a laudos de TC de tórax em 11 hospitais localizados em dois estados brasileiros. O algoritmo desenvolvido identifica lesões suspeitas com diâmetro mínimo de 6 mm associadas a descritores de risco predefinidos, incluindo alterações comparativas.

Os dados foram coletados entre novembro de 2022 e agosto de 2023. Todos os laudos identificados como positivos foram encaminhados a um enfermeiro navegador e, se indicado, a uma consulta com uma equipe multidisciplinar de oncologia torácica.

No WCLC 2024 foram relatados os resultados obtidos em um hospital da cidade de São Paulo selecionado para o estudo piloto, utilizando a estratégia de navegação dentro de prazos otimizados (máximo de cinco dias), sendo acompanhado por meio de uma plataforma de comunicação digital (Redcap).

Resultados

O programa avaliou um total de 67.599 laudos de TC de tórax, e 1.212 casos (1,79%) foram identificados para investigação de acompanhamento nos 11 hospitais. Na unidade hospitalar piloto específica da cidade de São Paulo, 140 tomografias (1,26%) foram capturadas para acompanhamento de 11.108 tomografias avaliadas. Destes, 104 pacientes (64,5%) compareceram a consultas com especialistas.

Foram realizadas 72 tomografias de acompanhamento, e 45 pacientes ainda estão no programa. Quatorze pacientes (13,4%) foram submetidos à biópsia guiada por TC transtorácica, e oito deles foram diagnosticados com câncer de pulmão ressecável. Dois pacientes foram considerados inoperáveis ​​e encaminhados para tratamento não cirúrgico. A taxa de confirmação do diagnóstico neoplásico em achados incidentais foi de aproximadamente 11,57%, com 57% dos casos diagnosticados elegíveis para tratamento cirúrgico curativo.

Em síntese, esses primeiros resultados indicam que o algoritmo PLN desenvolvido é efetivo na detecção de lesões pulmonares suspeitas, com uma taxa significativa de diagnósticos de câncer de pulmão em estágio inicial. “Com a implementação de fluxos de trabalho bem definidos, é possível agilizar o processo de investigação e acompanhamento de casos suspeitos, permitindo diagnósticos mais precoces e uma abordagem terapêutica mais eficaz”, afirmam os autores.

“Essa estratégia pode complementar um programa desafiador de rastreamento de câncer de pulmão em um país continental como o Brasil. Investigações futuras abordarão a taxa de falsos positivos e os resultados de longo prazo dos pacientes”, concluem.

Referência: 

OA17.04 – Implementation of a Natural Language Processing (NLP) Model to Detect Incidental Lung Nodules in a Nationwide Health Care Network - - G. Santiago, C. Baldotto, B. Hochhegger, R. Rodrigues, T. Machuca, K. Martinez, E. Zaidan, M. Conrado