Uma dieta rica em ômega-3 e pobre em ômega-6 com óleo de peixe por 1 ano resultou em uma redução significativa no índice Ki-67 (em comparação ao grupo controle), um biomarcador para progressão, metástase e morte do câncer de próstata, em pacientes com doença grau 1 ou 2 em vigilância ativa. Os resultados são do ensaio clínico randomizado CAPFISH-3, apresentados por William Aronson (foto), urologista na Universidade da Califórnia (UCLA), em sessão Rapid Oral Abstract no ASCO GU 2025.
Homens em vigilância ativa para câncer de próstata estão extremamente interessados em mudanças alimentares ou suplementos que possam ajudar a prevenir a progressão de sua doença. NO entanto, atualmente não existem ensaios prospectivos que apoiem essas mudanças.
Neste ensaio prospectivo randomizado de Fase II (CAPFISH-3), os pesquisadores buscaram determinar se uma dieta rica em ômega-3 e pobre em ômega-6 com cápsulas de óleo de peixe (D+FO) diminui a proliferação (Ki-67) em biópsias de próstata em homens com câncer de próstata em vigilância ativa ao longo de um período de 1 ano.
Homens (N=100) com câncer de próstata grau 1 ou 2 que escolheram vigilância ativa foram randomizados para D+FO ou braço controle. Biópsias de próstata no mesmo local foram obtidas no início do estudo e rastreadas por 1 ano por meio de um dispositivo de fusão de imagens.
O endpoint primário foi a mudança no índice Ki-67 do baseline para 1 ano a partir de biópsias do mesmo local comparadas entre os grupos. O índice Ki-67 foi determinado usando análise de imunofluorescência multiplex. Os endpoints secundários incluíram conformidade, grupo de grau, comprimento máximo do tumor, pontuação do gene Decipher 22, PSA sérico, níveis de lipídios e eventos adversos.
Os resultados mostram que o índice Ki-67 diminuiu no grupo D+FO em aproximadamente 15% do início do estudo para 1 ano (1,34% no baseline, 1,14% em 1 ano) e aumentou no grupo controle em aproximadamente 24% do início do estudo para 1 ano (1,23% no baseline, 1,52% em 1 ano), resultando em uma diferença estatisticamente significativa na mudança do índice Ki-67 entre os grupos (IC 95% 2%, 52%, p=0,043).
Não houve diferença significativa no grupo de grau de desfechos secundários, comprimento do tumor, pontuação genômica decipher ou PSA entre os dois grupos. Houve uma redução significativa no triglicerídeo sérico (p=0,016) e no fator estimulador de colônias séricas-1 (p=0,017) no grupo D+FO em comparação com o grupo controle.
Quatro pacientes no grupo D+FO foram retirados do estudo devido a eventos adversos relacionados ao óleo de peixe.
“Nossos resultados sugerem que uma dieta rica em ômega-3 e pobre em ômega-6 com óleo de peixe por 1 ano resultou em uma redução significativa no índice Ki-67, um biomarcador para progressão, metástase e morte do câncer de próstata. Essas descobertas apoiam futuros estudos de Fase III incorporando essa intervenção em homens em vigilância ativa”, concluíram os autores.
Referência:
A high omega-3, low omega-6 diet with fish oil for men with prostate cancer on active surveillance: The CAPFISH-3 randomized clinical trial.
First Author: William Aronson, MD
Meeting: 2025 ASCO Genitourinary Cancers Symposium
Session Type: Rapid Oral Abstract Session
Session Title: Rapid Oral Abstract Session A: Prostate Cancer
Track: Prostate Cancer - Localized
Subtrack: Translational Research, Tumor Biology, Biomarkers, and Pathology
Abstract #: 312
Clinical Trial Registry Number:
Citation:
DOI: 10.1200/JCO.2025.43.5_suppl.312