Onconews - FKSI-23: novo questionário de QVRS no carcinoma de células renais

As medidas existentes de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) podem não capturar totalmente as experiências de pacientes com carcinoma de células renais (RCC) localizado e avançado. Cristiane Bergerot (foto) é primeira autora de poster selecionado para apresentação no ASCO GU 2025, com estudo que buscou desenvolver uma métrica de QVRS validada e centrada no paciente, incorporando insights de organizações de advocacy, pacientes e especialistas clínicos. Esse esforço colaborativo resultou na ferramenta FSKI-23, cuja validação está em andamento.

Um questionário para RCC avançado (Bergerot et al., JCO 2024) foi integrado ao modelo FKSI-19 para criar um novo questionário. Os pesquisadores utilizaram uma abordagem de quatro fases. Trabalhos anteriores em RCC avançado avaliaram a relevância dos itens de medidas de QVRS estabelecidas (FKSI-19, EORTC QLQ-C30, EQ-5D), refinadas por meio de feedback dos pacientes e revisão de especialistas. Esta fase se expandiu para incluir RCC localizado no cenário adjuvante. Na Fase 1, pacientes com RCC localizado classificaram a relevância de 54 itens da coorte metastática. A Fase 2 incluiu um painel de 11 especialistas para refinar itens específicos do cenário adjuvante. A Fase 3 reuniu feedback de organizações de advocacy, enquanto a Fase 4 refinou ainda mais os itens propostos, harmonizando-os com a biblioteca FACT para consistência em todos os estágios do RCC.

Os resultados apresentados por Cristiane Bergerot no ASCO GU 2025 detalharam cada etapa de trabalho. Na Fase 1, seis de 54 itens foram classificados como mais relevantes por pacientes com RCC localizado. A Fase 2 excluiu itens redundantes e adicionou 4 novas perguntas com foco na terapia adjuvante. A Fase 3 levou a pequenas revisões após a revisão dos grupos de advocacy, enquanto na Fase 4, os novos itens foram harmonizados com perguntas validadas da biblioteca FACT. O questionário final específico para o cenário adjuvante compreende 10 itens, abordando preocupações como efeitos colaterais de longo prazo, ansiedade na vigilância e sofrimento emocional pós-cirurgia. A versão avançada compreende 13 itens.

“Ambas as versões são consideradas de extrema importância para pacientes com doença localizada e avançada. Esses itens podem ser usados ​​como opções de pontuação autônomas, resultando na criação de uma nova métrica FKSI-23, permitindo questionários personalizados adaptados a cenários clínicos específicos”, esclarecem os autores.

Em síntese, através de contribuições coletivas de pacientes, grupos de advocacy e especialistas, foram identificados novos itens que auxiliam na captura da experiência de pacientes com RCC e as métricas existentes foram refinadas para gerar "opções de pontuação" separadas para pacientes com doença localizada e metastática. A validação da ferramenta FKSI-23 resultante está em andamento em estudos futuros em RCC.

Além de Cristiane Bergerot, o trabalho tem participação dos pesquisadores Paulo G. Bergerot, Daniela V. Castro, Benjamin Mercier, Elizabeth Nally, Adil Ali, Thomas E. Hutson, Axel Bex, Sarah P. Psutka, Brian I. Rini, Elizabeth R. Plimack, Viraj A. Master, Viktor Grünwald, Laurence Albiges, Toni K. Choueiri, Sumanta K. Pal, David Cella e Thomas Powles.

Referência:

Development of a FKSI-23: A new bespoke health-related quality of life (HRQOL) questionnaire for the advanced and adjuvant setting in renal cell carcinoma (RCC)

First Author: Cristiane Decat Bergerot, PhD

Meeting: 2025 ASCO Genitourinary Cancers Symposium

Session Type: Poster Session

Session Title: Poster Session C: Renal Cell Cancer; Penile, Testicular and Urethral Cancers

Track: Renal Cell Cancer

Subtrack: Symptoms, Toxicities, Patient-Reported Outcomes, and Whole-Person Care

Abstract#: 526

Citation: DOI:10.1200/JCO.2025.43.5_suppl.526