Análise secundária do estudo de Fase III VISION apresentada no ASCO GU 2025 comparou a eficácia e a segurança do radioligante 177Lu-PSMA-617 em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm) tratados com versus sem inibidores da via do receptor de andrógeno (ARPIs) concomitante. Os resultados indicam que a sobrevida global (SG) foi significativamente diferente em pacientes tratados com ARPIs concomitante vs aqueles sem, enquanto outros desfechos de eficácia não diferiram. “Esses achados devem ser considerados como geradores de hipóteses e uma análise multivariada foi planejada para verificar a influência de potenciais vieses, como a exposição variada a ARPIs e características diferentes dos pacientes”, analisam os pesquisadores.
Dados já conhecidos do estudo VISION demonstram que o tratamento com a terapia de radioligante direcionada ao antígeno de membrana específico da próstata 177Lu-PSMA-617 associado ao padrão de tratamento (SoC) permitido pelo protocolo melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão radiográfica mediana (rSLP; 8,7 vs 3,4 meses) e a SG (15,3 vs 11,3 meses) em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm). Nesta análise secundária, o objetivo foi compreender como a adição de ARPIs pode afetar os resultados do tratamento.
Neste estudo (NCT03511664), pacientes com CPRCm PSMA-positivo previamente tratados com ≥1 ARPI e até dois regimes anteriores de quimioterapia com taxano foram randomizados 2:1 para receber 177Lu-PSMA-617 (7,4 GBq Q6W, 4–6 ciclos) + SoC (que incluía ARPIs) vs SoC sozinho. Os pesquisadores avaliaram as características basais, SG, rSLP, taxa de resposta do antígeno prostático específico (PSA), duração da resposta do PSA, SLP-PSA e segurança entre os pacientes no braço de intervenção tratados com vs sem ARPIs concomitante.
No total, 289 pacientes foram tratados com ARPIs concomitantes e 262 pacientes não foram (N=551). Desequilíbrios entre os grupos foram observados em algumas características basais: os pacientes tratados com ARPIs concomitante eram mais jovens, tinham pontuações de desempenho ECOG mais baixas, níveis médios mais baixos de PSA e desidrogenase láctica e menos regimes anteriores de quimioterapia com taxano. Os valores médios de captação padronizados de [68Ga]Ga‑PSMA-11 e os níveis médios de hemoglobina da linha de base foram bem equilibrados. Uma diferença estatisticamente significativa na SG mediana foi observada em pacientes tratados com ARPIs concomitantes vs aqueles sem (17,8 vs 12,4 meses; HR, 0,72; IC de 95%, 0,58–0,89; P nominal=0,001). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para rSLP, taxa de resposta do PSA, duração da resposta do PSA ou SLP-PSA.
A proporção de eventos adversos relatados foi semelhante em pacientes com ou sem ARPI concomitante, exceto pelo número de eventos adversos que levaram à interrupção do melhor tratamento de suporte/SoC, que foi maior em pacientes tratados com ARPIs concomitante.
“A SG foi significativamente diferente em pacientes tratados com ARPIs concomitante vs aqueles sem, enquanto outros desfechos de eficácia não diferiram na população avaliada”, destacam os autores, ressalvando que esses dados precisam ser considerados com cautela. “Esses achados podem ser confundidos por exposição variada a ARPIs ou características diferentes dos pacientes; pacientes que receberam ARPIs concomitante podem representar uma população de tratamento mais favorável do que aqueles que não receberam”, esclarecem. Assim, esses achados devem ser considerados como geradores de hipóteses e uma análise multivariada foi planejada para verificar a influência desses vieses potenciais.
Referência:
Efficacy of 177Lu-PSMA-617 with or without ARPIs for the treatment of mCRPC: VISION secondary analysis.
First Author: Omid Yazdanpanah
Meeting: 2025 ASCO Genitourinary Cancers Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session A: Prostate Cancer
Track: Prostate Cancer - Advanced,Prostate Cancer - Localized
Sub Track: Symptoms, Toxicities, Patient-Reported Outcomes, and Whole-Person Care
Clinical Trial Registration Number: NCT03511664
Citation: J Clin Oncol 43, 2025 (suppl 5; abstr 121)
Abstract: #121 / Poster Bd #C31