Estudo de Marjolein van Zummeren e colegas publicado em 2016 descreveu os resultados da experiência da Holanda comparando o teste de HPV de alto risco (braço de intervenção) com a citologia convencional (braço controle) em 43.339 mulheres de 29 a 61 anos. A análise final mostrou que a incidência cumulativa de câncer cervical e NIC3+ entre as mulheres HPV negativas no grupo intervenção após três rodadas de rastreamento foi semelhante à incidência cumulativa observada em mulheres com citologia negativa no grupo controle, após duas rodadas de rastreamento (0,09% e 0,69%, respectivamente). A razão de risco para câncer cervical e NIC3+ foi de 0,97 (P = 0,95) e 0,82 (P = 0,17), respectivamente.
A incidência de câncer cervical e NIC3+ foi 72,2% menor entre mulheres acima de 40 anos em relação às mais jovens. A incidência de NIC3+ entre mulheres HPV positivas com citologia negativa, genotipagem HPV 16/18 e/ou citologia repetida foi 10,4 vezes superior na comparação com mulheres HPV negativas, reforçando a importância do rastreamento e de implementar programas com estratificação de risco.
Para as mulheres com HPV negativo e idade igual ou superior a 40 anos, os resultados suportaram mudanças no programa de rastreamento holandês, que a partir de 2017 aumenta de cinco para 10 anos os intervalos de rastreio para esse grupo populacional.
Referência: Safety of extending intervals beyond five years in cervical screening programmes with testing for high risk human papillomavirus: 14 year follow-up of population based randomised cohort in the Netherlands (Fonte: BMJ 2016;355:i4924).
Leia mais: Rastreamento: desafios e controvérsias
Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão
Sociedade europeia publica recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão
Controle do câncer cervical expõe fragilidade do modelo brasileiro
Novos métodos no rastreamento do câncer cervical
Holanda mostra resultados do rastreamento com teste de HPV de alto risco
Mamografia em nova versão
Importância da atenção primária
Viabilidade do rastreio populacional