Poucos esforços foram conduzidos para mapear e analisar as tendências globais de pesquisa sobre cuidados paliativos (CP). Revisão que buscou fornecer um quadro geral e um mapeamento sistemático das tendências globais de pesquisa dentro do campo de CP de 2002 a 2020 mostra a necessidade urgente de aumentar a cooperação internacional e ampliar a agenda de pesquisa.
Nesta análise, os pesquisadores consideraram as bases de dados da Scopus e Web of Science para recuperar artigos originais com foco em CP entre 2002 e 2020. A pesquisa foi realizada em 5 de maio de 2020 e atualizada em 6 de maio de 2021. Todos os artigos recuperados foram avaliados por título e resumo. Aqueles que atenderam aos critérios de inclusão foram considerados para análise.
Os resultados mostram que 19.199 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Um crescimento significativo do número de artigos publicados foi relatado em cerca de cinco vezes de 2002 a 2020. Os EUA e o Reino Unido foram os países mais produtivos em termos de número de artigos publicados e citações, enquanto colaborações fracas foram observadas entre países de baixa ou média renda e mesmo em países de alta renda.
A análise revela que a pesquisa sobre cuidados paliativos relacionada ao câncer foi o foco mais comum. Sete grupos de pesquisa foram identificados e incluíram insuficiência cardíaca e prognóstico de câncer, casas de repouso, gerenciamento de dor e sintomas, conhecimento e atitudes sobre CP, melhoria da qualidade dos serviços, ética em CP e avaliação contínua de serviços de CP.
“Há uma necessidade de expandir a pesquisa relacionada a cuidados paliativos para doenças não cancerígenas. Mais pesquisa internacional e cooperação interinstitucional são necessárias para abordar questões globais de CP de forma abrangente e se beneficiar de um compartilhamento mais amplo de especialistas, potencialmente levando a estudos de maior qualidade ou mais impactantes. Estabelecer agendas e prioridades de pesquisa de órgãos e instituições de financiamento também pode aumentar a cooperação entre pesquisadores”, concluem os autores.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.
Referência:
Abu-Odah H, Molassiotis A, Liu JYW. Global palliative care research (2002-2020): bibliometric review and mapping analysis. BMJ Supportive & Palliative Care 2022;12:376-387.