Pesquisadores utilizaram grandes conjuntos de dados para identificar novas oportunidades terapêuticas de conjugados anticorpo-droga (ADCs) em uma ampla gama de tipos de câncer. “Nossas ferramentas interativas na web podem ajudar a priorizar novos alvos emergentes de ADCs para desenvolvimento clínico”, afirmam os autores em artigo publicado no European Journal of Cancer (EJC).
Nesse estudo, Bosi e colegas buscaram avaliar a expressão de alvos de ADCs e potenciais fatores determinantes de atividade em tecidos normais e pan-câncer.
Os ADCs em ensaios clínicos (n=121) foram identificados através do ClinicalTrials.gov, correspondendo a 54 alvos. Genes potencialmente implicados na resposta ao tratamento foram identificados na literatura. Expressão gênica do Atlas do Genoma do Câncer (mais de 9 mil tumores de 31 tipos de câncer), do banco de dados Genotype-Tissue Expression (n = 19 mil amostras de 31 tipos de tecidos normais) e do TNMplot.com (n = 12.494 amostras primárias e metastáticas incomparáveis) foram usados nesta análise. Para comparar a expressão relativa entre e dentro dos tipos de tumor, foram utilizados tecidos normais agrupados como referência.
Resultados
Para a maioria dos alvos de ADCs, os níveis de mRNA correlacionaram-se com a expressão proteica. As distribuições de expressão alvo pan-câncer identificaram tipos de câncer atraentes para cada desenvolvimento de ADC. A coexpressão de múltiplos alvos era comum e sugere oportunidades para combinações de ADCs.
Os níveis de expressão de genes potencialmente implicados na resposta ao ADC podem fornecer informações adicionais (por exemplo, TOP1 foi altamente expresso em muitos tipos de tumores, incluindo câncer de mama e pulmão). Tecidos metastáticos em comparação com tecidos primários superexpressaram alguns alvos de ADCs.
Foram gerados gráficos para visualizar a expressão de alvos ADC potencialmente concorrentes e marcadores de resistência/sensibilidade, destacando a alta heterogeneidade entre pacientes. A expressão do alvo fora do câncer explica apenas parcialmente os eventos adversos, enquanto a expressão dos determinantes da atividade da carga útil foi mais esclarecedora sobre as toxicidades observadas.
“Nossas descobertas chamam a atenção para novas oportunidades terapêuticas para ADCs que podem ser testadas na clínica e a plataforma web (https://tnmplot.com) pode ajudar a priorizar os próximos alvos de ADC para desenvolvimento clínico”, concluíram os autores.
Referência: Pan-cancer analysis of antibody-drug conjugate targets and putative predictors of treatment response. Open Access. Published:October 11, 2023. DOI:https://doi.org/10.1016/j.ejca.2023.113379