A intervenção de saúde digital móvel (mHealth) Fit2ThriveMB é viável e segura para pacientes com câncer de mama metastático. “A pesquisa de atividade física entre pacientes com doença metastática é limitada”, afirmaram os autores do estudo publicado no periódico Breast Cancer Research and Treatment.
No estudo, indivíduos insuficientemente ativos com câncer de mama metastático (n = 49) foram randomizados 1:1 para Fit2ThriveMB (aplicativo Fit2ThriveMB, Fitbit e ligações semanais de coaching) ou controle de atenção de estilo de vida saudável (aplicativo Cancer.Net e ligações semanais) por 12 semanas. O Fit2ThriveMB teve como objetivo aumentar os passos diários por meio de um algoritmo adaptado à classificação diária dos sintomas e ao cumprimento da meta de passos. O endpoint primário foi a viabilidade definida como taxa de conclusão ≥ 80%.
As métricas secundárias de viabilidade incluíram atingir a meta diária de passos e usar o Fitbit ≥ 70% nos dias de estudo, fidelidade, adesão aos recursos de intervenção e segurança. Os endpoints secundários incluíram atividade física, tempo sedentário, resultados relatados pelo paciente (PROs), qualidade de vida relacionada à saúde (QV) e construções da teoria social cognitiva. Uma subamostra (n = 25) concluiu testes de desempenho funcional por meio de videoconferência.
A taxa de conclusão foi de 98% (n = 1 morreu). Nenhum evento adverso relacionado foi relatado. Os participantes do Fit2ThriveMB (n = 24) usaram o Fitbit 92,7%, atingiram sua meta de passos em 53,1%, estabeleceram uma meta de passos em 84,6% e usaram o aplicativo em 94,1% dos 84 dias de estudo. As análises por intenção de tratar indicaram tendências de melhorias na atividade, qualidade de vida e alguns resultados relatados pelos pacientes, construções da teoria social cognitiva e testes de desempenho funcional favorecendo o grupo Fit2ThriveMB.
Efeitos significativos favorecendo o Fit2ThriveMB foram observados na autoeficácia e no estabelecimento de metas. No entanto, alguns PROs e melhorias no desempenho funcional favoreceram o grupo controle (p-values > 0,05).
“Fit2ThriveMB é viável e seguro para pacientes com câncer de mama metastático e merece avaliação adicional em ensaios clínicos randomizados com amostras maiores”, concluíram os autores.
O estudo é realizado pela Northwestern University em colaboração do National Cancer Institute (NCI), e está registrado em Clinicaltrials.gov, NCT04129346.
Referência:
Phillips, S.M., Starikovsky, J., Solk, P. et al. Feasibility and preliminary effects of the Fit2ThriveMB pilot physical activity promotion intervention on physical activity and patient reported outcomes in individuals with metastatic breast cancer. Breast Cancer Res Treat (2024). https://doi.org/10.1007/s10549-024-07432-5