Artigo de revisão publicado na Cancer, periódico da American Cancer Society, avalia a disponibilidade de medicamentos em países de diferentes rendas e propõe soluções para lidar com a desigualdade no acesso a novos tratamentos contra o câncer. “Prevenir, rastrear e tratar o câncer deve ser uma prioridade global com diferenças mínimas no acesso à terapia entre os países”, defendem os autores.
O câncer continua sendo um desafio significativo para os sistemas de saúde, e os avanços no tratamento da doença têm implicações financeiras significativas que afetam desproporcionalmente os países de baixa renda.
Nessa revisão, os autores conduziram uma busca no MEDLINE e no PubMed em 2 de outubro de 2023, atualizada em 14 de dezembro de 2023, de artigos em inglês referente à questão da disponibilidade limitada de tratamentos contra o câncer.
Os resultados evidenciam o aumento projetado nos casos de câncer em todo o mundo, particularmente em países de baixa renda, onde a maioria das mortes relacionadas ao câncer são esperadas. “Embora a taxa de aprovação de tratamentos contra o câncer tenha aumentado, seu custo excessivo e a falta de acessibilidade representam barreiras significativas ao acesso generalizado. As disparidades nos custos de medicamentos essenciais para o câncer são influenciadas pela localização geográfica e conexões de aquisição”, destacam os autores.
Entre as soluções apontadas para lidar com a desigualdade na distribuição de medicamentos estão o compartilhamento de produção, implementação da discriminação de preços, financiamento internacional, medidas de cuidados primários de saúde aprimoradas e a implementação de métodos de triagem com boa relação custo-benefício.
Referência:
Tfayli AH, El-Halabi LN, Khuri FR. Global disparities in cancer care: Bridging the gap in affordability and access to medications between high and low-income countries. Cancer. 2024; 1-7. doi:10.1002/cncr.35590