A pandemia da COVID-19 contribuiu para a rápida adoção de consultas via telemedicina para a prestação de cuidados oncológicos. No entanto, as experiências dos pacientes com a prática de atendimento online ainda não foram avaliadas e totalmente compreendidas. Agora, survey com 27.435 pacientes com câncer tratados em um único centro de câncer dos EUA entre 2020 e 2023 identificou altos níveis de satisfação com consultas de telemedicina. Os resultados foram publicados no JAMA Network Open.
Este survey incluiu pacientes com câncer em um centro de câncer dos EUA entre 2020 e 2023. Os pacientes elegíveis responderam a pesquisas em inglês conduzidas após sua primeira consulta de telemedicina por meio de um portal online de pacientes. Os dados foram analisados entre janeiro e junho de 2024.
Os surveys questionaram experiências de telemedicina, com uma comparação específica com uma visita presencial. Itens estruturados avaliaram satisfação com a visita específica, preferências para uso futuro de telemedicina e facilidade técnica de uso; respostas dissertativas não estruturadas também foram verificadas.
O principal endpoint foi a proporção de pacientes que indicaram que as visitas de telemedicina foram superiores ou preferíveis às visitas presenciais. Os endpoints secundários incluíram análise multivariável de barreiras ao uso de telemedicina, variações nas experiências do paciente por características demográficas ao longo do período de observação e análise dissertativa de respostas não estruturadas descrevendo a experiência de telemedicina usando o algoritmo BERTopic e um modelo de linguagem.
Resultados
Um total de 27.435 usuários de telemedicina completaram pesquisas entre maio de 2020 e outubro de 2023 (idade média [IQR], 65 [55-72] anos; 15.072 mulheres [54,9%]; 1.771 asiáticas [6,7%], 1.339 negras [5,1%], 22.742 brancas [85,9%]). No geral, 18.025 de 24.418 pacientes (73,8%) classificaram sua primeira visita de telemedicina tão boa ou melhor do que uma visita presencial, e 4.606 (18,9%) a classificaram como superior a uma visita presencial. A proporção de pacientes que classificaram uma visita de telemedicina como superior a uma visita presencial evoluiu de 17% em 2020 para 20% em 2023. Perguntas estruturadas revelaram uma visão positiva da telemedicina, enquanto análises dissertativas destacaram problemas com a tecnologia.
Em síntese, a grande maioria dos pacientes demonstrou estar satisfeito com as consultas por telemedicina em proporções que permaneceram consistentes além do fim da pandemia. “Essas descobertas desafiam os sistemas de saúde a integrar a telemedicina ao tratamento de rotina do câncer e a superar os desafios técnicos e barreiras restantes ao seu uso”, concluem os autores.
Referência:
Doshi SD, Charvadeh YK, Seier K, et al. Perspectives on Telemedicine Visits Reported by Patients With Cancer. JAMA Netw Open. 2024;7(11):e2445363. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.45363