A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) publicou 5 de janeiro diretrizes atualizadas para o tratamento com imunoterapia e terapias-alvo em pacientes com câncer gástrico, esofágico e de junção gastroesofágica avançado. O guideline ressalta a importância de testar pacientes para vários biomarcadores para fornecer o atendimento ideal - incluindo status HER2, níveis de PD-L1 e status de mismatch repair. “O cenário em rápida transformação tem feito da publicação de novas diretrizes sobre câncer gastroesofágico um desafio”, observa o oncologista Duílio Rocha Filho (foto).
As atuais diretrizes de conduta foram amparadas em revisão sistemática realizada na base on-line do PubMed, que considerou ensaios clínicos randomizados multicêntricos de fase 2 ou 3 entre 1º de janeiro de 2010 e 4 de março de 2022. A população do estudo foi composta por pacientes com câncer gástrico, esofágico ou da junção gastroesofágica avançado. Os resultados relatados incluíram sobrevida global, sobrevida livre de progressão, taxa de resposta e eventos adversos de grau 3 a 5.
Do total de registros, 18 ensaios clínicos randomizados foram considerados elegíveis para a revisão sistemática, com datas de publicação variando de 2014 a 2022. Os ensaios avaliados incluíram 6 estudos em pacientes com adenocarcinoma gastroesofágico avançado HER2-negativo, 4 em pacientes com carcinoma de células escamosas de esôfago avançado HER2-negativo sem tratamento prévio, 2 em pacientes com adenocarcinoma gastroesofágico avançado HER2-positivo não tratados anteriormente e 6 ensaios avaliando terapias-alvo em pacientes com câncer gastroesofágico previamente tratados.
Para pacientes com câncer gástrico ou de junção gastroesofágica HER2-positivos que progrediram após a terapia de primeira linha, a diretriz recomenda trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, Daiichi-Sankyo, AstraZeneca).
Para pacientes com adenocarcinoma gástrico HER2 negativo e PD-L1 CPS ≥ 5, a recomendação do painel para a primeira linha de tratamento é a combinação de nivolumabe com fluoropirimidina e quimioterapia baseada em platina.
Acompanhe a íntegra do guideline, disponível em acesso aberto.
Cenário em rápida transformação é desafio para publicação de diretrizes no câncer gastroesofágico
Por Duilio Rocha Filho
O tratamento do câncer esôfago-gástrico avançado é uma área em franca evolução. Diversos estudos de fase III positivos incluíram definitivamente a imunoterapia no arsenal terapêutico contra a doença. Adicionalmente, a terapia-alvo anti-HER2 e, em breve, anti-CLDN18-2 também têm sido validadas em novos cenários.
A nova diretriz da ASCO sobre o tratamento do câncer esôfago-gástrico avançado ajuda a por essas novas evidências em perspectiva. É um texto a ser lido cuidadosamente, com atenção, por exemplo, para recomendações que destoam dos critérios de aprovação pelo FDA – como o uso de nivolumabe na terapia de primeira linha do adenocarcinoma esôfago-gástrico, indicado pela diretriz preferencialmente para pacientes com PD-L1 CPS ≥5, em casos selecionados de pacientes com expressão entre 1 e 5, e não recomendado nos doentes sem expressão de PD-L1.
O cenário em rápida transformação tem feito da publicação de novas diretrizes sobre câncer esôfago-gástrico um desafio. Os novos guidelines têm se tornado desatualizados rapidamente – como visto com a publicação do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais, de 2021. A necessidade de revisão rápida, um ótimo sinal para os pacientes acometidos pela doença, também parece ser o destino da nova diretriz da ASCO, publicada apenas poucas semanas atrás. Há a expectativa de que o zolbetuximabe seja aprovado nos EUA em alguns meses e leve a mais uma mudança nas recomendações de tratamento. Anseia-se que, em breve, a divulgação de novos estudos, incluindo agentes contra novos alvos moleculares, como FGFR2, voltem a exigir atualizações adicionais.
Referência: Shah MA, Kennedy EB, Alarcon-Rozas AE, Alcindor T, Bartley AN, Malowany AB, Bhadkamkar NA, Deighton DC, Janjigian Y, Karippot A, Khan U, King DA, Klute K, Lacy J, Lee JJ, Mehta R, Mukherjee S, Nagarajan A, Park H, Saeed A, Semrad TJ, Shitara K, Smyth E, Uboha NV, Vincelli M, Wainberg Z, Rajdev L. Immunotherapy and Targeted Therapy for Advanced Gastroesophageal Cancer: ASCO Guideline. J Clin Oncol. 2023 Jan 5:JCO2202331. doi: 10.1200/JCO.22.02331. Epub ahead of print. PMID: 36603169.