Estudo de acompanhamento longitudinal buscou determinar a incidência de osteoporose e identificar fatores relacionados comparando pacientes com câncer gástrico e controles correspondentes usando dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia - Coorte de Amostra Nacional (KNHIS-NSC). Os resultados foram publicados na Cancers e sugerem que homens com câncer gástrico com menos de 65 anos de idade podem apresentar risco aumentado de osteoporose.
Sobreviventes de câncer gástrico podem ter maior probabilidade de desenvolver osteoporose. No entanto, poucos estudos sobre a relação entre câncer gástrico e osteoporose foram realizados em grandes populações de pacientes.
Este estudo incluiu 9.078 pacientes com câncer gástrico e 36.312 controles (escore de propensão 1:4 pareados por sexo, idade, residência e renda). A razão de risco (HR) para osteoporose foi significativamente maior para pacientes com câncer gástrico em comparação com os controles, de acordo com modelos ajustados por escore do Índice de Comorbidade de Charlson (CCI) (HR ajustado = 1,13).
A análise de Kaplan-Meier revelou que a incidência cumulativa de osteoporose durante o período de acompanhamento a partir da data index foi significativamente maior nos pacientes com câncer gástrico em comparação com os controles (p = 0,0087). Uma correlação positiva de osteoporose com câncer gástrico foi detectada para aqueles com idade < 65 anos, homens e aqueles com escores de ICC = 0.
“Os resultados do estudo sugerem que homens com câncer gástrico com idade < 65 anos podem ter um risco aumentado de osteoporose. São necessárias pesquisas sobre fatores de risco adicionais e o momento ideal das intervenções para prevenir fraturas e minimizar a perda óssea em sobreviventes de câncer gástrico”, concluíram os pesquisadores.
Referência:
Han, K.M.; Kwon, M.J.; Kim, J.-H.; Kim, J.H.; Bang, W.J.; Choi, H.G.; Yoo, D.M.; Lee, N.-E.; Kim, N.Y.; Kang, H.S. Association between Gastric Cancer and Osteoporosis: A Longitudinal Follow-Up Study Using a National Health Sample Cohort. Cancers 2024, 16, 2291. https://doi.org/10.3390/cancers16132291