hepatocelular 2021 bxO papel da quimioembolização transarterial adjuvante (TACE) para reduzir a recorrência pós-operatória varia amplamente entre os pacientes submetidos à hepatectomia com intenção curativa para carcinoma hepatocelular (CHC). Chen et al. publicaram na eGastroenterology um modelo preditivo para selecionar quais pacientes com CHC podem se beneficiar da TACE adjuvante.

Com o objetivo de desenvolver e validar uma calculadora on-line para estimar o risco de recorrência precoce da TACE adjuvante para pacientes com CHC, os pesquisadores utilizaram um banco de dados multicêntrico e selecionaram 2.590 pacientes elegíveis submetidos à hepatectomia com intenção curativa. Os pacientes inscritos foram randomizados para as coortes de treinamento e validação. Os autores descrevem que preditores independentes de recorrência precoce dentro de 1 ano após a cirurgia foram identificados na coorte de treinamento e posteriormente usados para construir um modelo e uma calculadora de predição correspondente. O desempenho preditivo do modelo foi validado usando índices de concordância (índices C) e curvas de calibração, e comparado com sistemas convencionais de estadiamento do CHC. O risco reduzido de recorrência precoce ao receber TACE adjuvante foi usado para estimar o benefício esperado do TACE adjuvante.

O modelo preditivo foi desenvolvido integrando oito fatores independentemente associados ao risco de recorrência precoce: nível de alfafetoproteína, tamanho máximo do tumor, número de tumores, invasão macrovascular e microvascular, nódulos satélites, margem de ressecção e TACE adjuvante. O modelo demonstrou boa calibração e discriminação nas coortes de treinamento e validação (índices C: 0,799 e 0,778, respectivamente) e teve melhor desempenho em toda a coorte do que quatro sistemas convencionais de estadiamento de CHC (índices C: 0,797 vs 0,562–0,673, todos p<0,001). A partir desses achados, Chen e colegas construíram uma calculadora on-line para estimar o risco reduzido de recorrência precoce do TACE adjuvante para pacientes com CHC ressecado.

“A calculadora proposta pode ser adotada para auxiliar na tomada de decisão de médicos e pacientes para determinar quais pacientes com CHC ressecado podem se beneficiar significativamente da TACE adjuvante”, concluem os autores.

A nova calculadora personalizada desenvolvida por Chen e colegas é um dos primeiros modelos preditivos a estimar a redução do risco de recorrência precoce do CHC.

O carcinoma hepatocelular é o tipo mais comum de câncer hepático e globalmente representa a quarta principal causa de mortalidade relacionada ao câncer.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Chen WLi CLiu Z, et al. Novel online calculator to predict reduced risk of early recurrence from adjuvant transarterial chemoembolisation for patients with hepatocellular carcinoma.