Comunicação médico-paciente, yoga e apoio psicossocial para pessoas com câncer estão entre os destaques do programa científico do 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium. Realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o Simpósio acontece nos dias 27 e 28 de outubro em San Diego, Califórnia.
Um estudo randomizado (abstr 26) avaliou se o uso de um computador pelo médico na sala de exame afeta a forma como os pacientes com câncer avançado percebem o cuidado médico. Na percepção dos pacientes, os médicos que se comunicavam sem o uso do computador foram considerados mais compassivos, profissionais e com melhores habilidades de comunicação.
Outro trabalho analisou como pacientes mais velhos com leucemia mieloide aguda (LMA) entendem seu prognóstico e riscos de tratamento (abstr 43). O estudo mostrou que os pacientes apresentam percepções equivocadas em relação aos riscos do tratamento e superestimam a probabilidade de cura em comparação com as estimativas dos oncologistas.
Os benefícios de um programa de yoga para pacientes com câncer de pulmão que receberam radioterapia e seus cuidadores familiares (abstr 125) e um estudo randomizado que investiga o efeito de uma breve intervenção sobre qualidade de vida, distress e resiliência em adolescentes e jovens adultos com câncer (abstr 176) também estão entre os destaques.