Onconews - DECIPHER: Pesquisa com ctDNA avalia T-DXd no adenocarcinoma esofagogástrico HER2-positivo

Coordenado pela Cancer Research UK Southampton Clinical Trials Unit, o DECIPHER é um ensaio clínico de fase II, multicêntrico e de braço único que avalia o efeito de trastuzumabe deruxtecana na redução da carga de doença micrometastática em pacientes com adenocarcinoma esofagogástrico HER2-positivos que são ctDNA positivos após quimioterapia e cirurgia. O trabalho foi destacado na sessão Trials in Progress do ESMO GI 2024, em apresentação da oncologista Elizabeth Smyth (foto), da Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust.

O adenocarcinoma esofagogástrico (OGA) é prevalente em todo o mundo e frequentemente avançado na apresentação. Menos de 50% dos pacientes com OGA operável são curados quando tratados com terapia multimodal. No Reino Unido, pacientes com OGA operável são tratados com FLOT antes e após a cirurgia. No entanto, pacientes que têm DNA tumoral circulante (ctDNA) no sangue após a cirurgia têm pior sobrevida do que aqueles negativos para ctDNA.

O conjugado anticorpo-fármaco trastuzumabe deruxtecana (T-DXd), direcionado a HER2, é indicado no tratamento de OGA HER2-positivo (HER2+) avançado em pacientes previamente tratados. Neste ensaio (DECIPHER) o objetivo é avaliar T-DXd em OGA HER2+ ressecável e ctDNA positivo.

Para serem elegíveis, os participantes devem ter sido tratados com FLOT antes da cirurgia por pelo menos 6 semanas e devem ter se recuperado da cirurgia sem evidência de doença metastática em imagens pós-cirúrgicas. Pacientes HER2 e ctDNA positivos serão tratados com T-DXd na dose de 6,4 mg/kg por via intravenosa a cada 21 dias por até 8 ciclos ou até recorrência da doença. O protocolo de pesquisa permite redução de dose, se necessário, mas não o descalonamento de dose. Um ensaio de ctDNA clinicamente validado, personalizado e informado sobre o tumor (signateraTM, Natera, Inc.) será utilizado para detectar ctDNA em amostras de plasma do paciente. O desfecho primário é o percentual de pacientes negativos para ctDNA após 4 ciclos de tratamento. Os desfechos secundários incluem depuração de ctDNA após cada ciclo, sobrevida livre de doença, sobrevida global, qualidade de vida e frequência de eventos adversos.

O ensaio DECIPHER foi iniciado em abril de 2024 e deve envolver cerca de 15 hospitais de cuidados secundários do Reino Unido com a previsão de recrutar 25 pacientes avaliáveis.

Identificação do ensaio clínico: NCT05965479; EudraCT 2022-003445-34; ISRCTN15960722.

Referência:

499TiP - A single arm phase II trial of trastuzumab deruxtecan in patients with gastro-oesophageal adenocarcinoma cancer who are ctDNA and HER2 positive: DECIPHER (TRIALS IN PROGRESS)
Speaker: Elizabeth Smyth (Oxford, United Kingdom)