Análise publicada no periódico Clinical Nutrition Journal buscou determinar a prevalência da desnutrição e da sarcopenia, individualmente e em conjunto, e a sua evolução ao longo do tempo, além de identificar os fatores de risco para cada condição e explorar seu impacto na sobrevida global de pacientes com câncer de mama metastático.
“A desnutrição e a sarcopenia são desafios para pacientes com câncer de mama metastático e têm sido propostas como fatores prognósticos independentes. No entanto, poucos estudos abordaram a evolução temporal destes parâmetros e, notadamente, a análise separada e combinada da sarcopenia e da desnutrição”, contextualizaram os autores.
Este estudo retrospectivo foi realizado em 111 pacientes tratados em terceira linha para pelo menos um câncer de mama metastático no Institut Curie entre 1º de janeiro e 31 de março de 2018. A desnutrição isolada foi definida a partir dos valores de perda de peso e índice de massa corporal, enquanto a sarcopenia isolada foi definida apenas com base na baixa massa muscular.
Os pesquisadores analisaram a desnutrição isolada, a sarcopenia isolada e, em seguida, a desnutrição com ou sem sarcopenia, em três estágios principais (T1: diagnóstico de metástase, T2: início do tratamento de terceira linha e T3: reavaliação de 3 meses). Análises de regressão logística univariada e multivariada foram realizadas para investigar os fatores de risco, e foram realizadas análises de riscos proporcionais de Cox para cada variável.
Resultados
No T1, a prevalência de desnutrição isolada, sarcopenia isoladas e desnutrição com ou sem sarcopenia foi de 18,6%, 36,1% e 48,9% respectivamente, aumentando para 27,7%, 45,5% e 56,6% em T2. Em T2, em análises de regressão logística multivariada, os pacientes com mais de 60 anos apresentavam um risco elevado de sofrer de desnutrição isolada, bem como desnutrição com ou sem sarcopenia, mas não de sarcopenia isolada.
“A desnutrição isolada e a sarcopenia foram altamente prevalentes em pacientes com câncer de mama metastático, afetando cerca de um quarto e metade dos pacientes, respectivamente, no início do tratamento de terceira linha”, destacaram os autores, ressaltando que a desnutrição isolada emergiu como fator prognóstico para a sobrevida global, enquanto nenhuma associação significativa foi observada para sarcopenia isolada ou desnutrição com ou sem sarcopenia. “Este achado reforça a necessidade crítica de identificação precoce de pacientes em risco de desnutrição e a importância de uma intervenção em tempo oportuno”, concluíram os autores.
Referência:
Prevalence and survival implications of malnutrition and sarcopenia in metastatic breast cancer: a longitudinal analysis - Géraldine M. Camilleri, Lidia Delrieu, Carole Bouleuc, Jean-Yves Pierga, Paul Cottu, Frédérique Berger, Bruno Raynard, Stacy Cyrille, Timothée Marchal. Open Access. Published: June 13, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clnu.2024.06.014