Onconews - DNA tumoral circulante e seleção de pacientes no câncer de mama

guilherme marta 2 bxO oncologista Guilherme Nader-Marta (foto) é coautor de revisão publicada no periódico Current Opinion in Oncology que explora o papel do DNA tumoral circulante (ctDNA) como biomarcador para seleção de pacientes com câncer de mama. “Descrevemos as evidências atuais e os principais ensaios em andamento, tanto no cenário precoce quanto no metastático”, afirmam os autores.

No cenário metastático, a análise do ctDNA pode identificar alterações genéticas específicas passíveis de tratamentos direcionados molecularmente. Vários ensaios são agora aprovados para a detecção de alterações genéticas no DNA livre de células plasmáticas para orientar a decisão do tratamento (por exemplo, mutações PIK3CA para inibidores PI3K e mutações ESR1 para o degradador seletivo do receptor de estrogênio elacestrante).

Já no cenário inicial, evidências emergentes demonstram que o ctDNA pode identificar uma recidiva da doença com um prazo de aproximadamente 10 meses antes dos exames de imagem. “Isto poderia ajudar a selecionar pacientes que podem se beneficiar da estratégia de tratamento mais intensivo, embora esta hipótese precise ser primeiro validada prospectivamente”, observam os pesquisadores. 

“A biópsia líquida para detecção de ctDNA representa um campo novo e em rápida evolução. Vários ensaios estão em andamento para validar a utilidade clínica do ctDNA na prática diária no cenário inicial e para expandir suas indicações atuais no metastático”, concluem.

Referência: Agostinetto, Elisa; Nader-Marta, Guilherme; Ignatiadis, Michail. Circulating tumor DNA in breast cancer: a biomarker for patient selection. Current Opinion in Oncology 35(5):p 426-435, September 2023. | DOI: 10.1097/CCO.0000000000000964