Onconews - Durvalumabe mostra resultados de eficácia e segurança no CPPC em estágio extenso e pneumonia intersticial idiopática

Estudo que avaliou a segurança e eficácia da quimioimunoterapia em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) em estágio extenso (EE) e pneumonia intersticial idiopática leve mostrou que o regime baseado em durvalumabe, etoposídeo e carboplatina na fase de indução, seguido de durvalumabe na manutenção, proporcionou taxa de resposta global de 90%, com mediana de sobrevida livre de progressão de 5,5 meses e sobrevida global de 10,7 meses, com perfil de segurança aceitável.

Neste ensaio prospectivo multicêntrico, foram recrutados pacientes com CPPC-EE e pneumonia intersticial idiopática leve  preexistente (PII), definida como a exclusão de função pulmonar ruim, padrão de pneumonia intersticial usual (PIU) e positividade para autoanticorpos em exames de sangue. Os pacientes receberam durvalumabe, etoposídeo e carboplatina a cada três semanas (fase de indução), seguidos por 1.500 mg de durvalumabe a cada quatro semanas (fase de manutenção). O desfecho primário foi a taxa livre de pneumonite grave.

A base de análise incluiu 21 pacientes. Os resultados foram relatados na Lung Cancer e revelam que 13 dos 21 pacientes avaliados apresentaram um padrão provável de PIU, enquanto oito pacientes apresentaram padrão indeterminado de PIU. Dois pacientes (9,5%) apresentaram pneumonite de qualquer grau durante a fase de indução; um apresentou pneumonite de grau 1 e o outro de grau 5. Nenhum outro paciente desenvolveu pneumonite durante a fase de manutenção. Os autores descrevem que a taxa livre de pneumonite grave foi de 95,2% (intervalo de confiança (IC) de 95%: 77,3–99,2%). A sobrevida livre de progressão mediana foi de 5,5 meses (IC de 95%: 3,6–6,4 meses). A sobrevida global mediana foi de 10,7 meses (IC de 95%: 6,0 meses a não ser alcançada).

Em conclusão, a quimioimunoterapia é uma abordagem de tratamento viável para pacientes com câncer de pulmão de pequenas células com doença extensa e pneumonia intersticial idiopática leve.

Referência:

Durvalumab with etoposide and carboplatin for patients with extensive-stage small cell lung cancer and interstitial lung disease: A multicenter, open-label prospective trial. Shibaki, Ryota et al. Lung Cancer, Volume 0, Issue 0, 107958. DOI: 10.1016/j.lungcan.2024.107958