O inibidor oral do fator Xa edoxaban é eficaz e seguro no tratamento de tromboembolismo venoso (TEV) associado ao câncer. Resultados do estudo EDOI, de fase 4, que avaliou a adesão a edoxaban, mostrou baixa taxa de eventos adversos relacionados com impacto na terapia antineoplásica, sem comprometimento da qualidade de vida.
EDOI foi um estudo multicêntrico de fase 4, de braço único. Os pacientes receberam edoxaban por pelo menos 6 meses. O objetivo principal foi avaliar a taxa e os intervalos de confiança de 90% de eventos adversos (EAs) relacionados a edoxaban com impacto na terapia antineoplásica em termos de atrasos, redução ou interrupção. Modelos mistos para medidas repetidas foram adotados para avaliar o desfecho secundário como a mudança nas pontuações de qualidade de vida (QV) da inscrição para 6 meses.
De julho de 2019 a março de 2021, foram inscritos 147 pacientes. Eventos adversos (EAs) relacionados a edoxaban com impacto na terapia antineoplásica foram observados em 7 pacientes (4,76%; IC 90% 2,23%-8,94%). A incidência cumulativa de EAs foi de 2,7% em 1 mês da inscrição. Os autores descrevem aumento estatisticamente significativo (p < 0,05) para mudanças médias na conveniência do PACT-Q2 (+5 pontos) e satisfação (pelo menos +2,5) e redução da carga do ACTS - Anti-Clot Treatment Scale (pelo menos +1,7) em 1 mês. A QV geral medida pelo FACT-G mostra um aumento médio no primeiro mês (+1,3), enquanto diminui nos 5 meses subsequentes (-2,5).
“Os resultados do Estudo EDOI demonstram que edoxaban foi bem tolerado em pacientes recebendo tratamento de câncer, com baixa taxa de EAs com impacto na terapia antineoplásica, principalmente nos primeiros 30 dias de administração. Por fim, os EAs relacionados a edoxaban não comprometeram a qualidade de vida”, analisam os autores.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto no European Journal of Cancer.
Referência:
Impact of Edoxaban-related Adverse Events in Patients with Cancer Experiencing Venous Thromboembolism during Antineoplastic Therapy: Results of the Phase IV EDOI Study (GOIRC-05-2018). Maglietta, Giuseppe et al. European Journal of Cancer