Diante da expansão do COVID-19, a 17ª Conferência Europeia de Tumores Neuroendócrinos (ENETS 2020) não ocorre fisicamente em Barcelona, mas abre espaço a um grande encontro virtual, que acontece de 11 a 13 de março, simultaneamente ao 10º Curso Anual de Pós-Graduação ENETS e ao 1º Fórum Mundial de Tumores Neuroendócrinos.
Com um programa científico inteiramente dedicado ao diagnóstico e tratamento, o 17º encontro anual da comunidade europeia de TNEs começa com apresentação de Dermot O'Toole, gastroenterologista do Trinity College Dublin e chair da edição deste ano, e de Garcia-Carbonero, coordenadora da Unidade de Tumores Gastrointestinais (GI) do Hospital Universitario Doce de Octubre, em Madri.
No primeiro dia do encontro, o programa enfoca o manejo clínico de TNEs, compreendendo aspectos que vão da toxicidade de terapias sistêmicas, passando pelo controle ideal da síndrome e pela doença cardíaca carcinoide (quando é o momento ideal para intervir?).
A discussão de controvérsias também tem lugar assegurado no programa científico. Afinal, vigilância ativa ainda é uma opção em TNEs? E em metástases hepáticas, o transplante de fígado tem mesmo indicação?
Em meio a evidências e controvérsias, o ENETS 2020 abre espaço para as grandes tendências em pesquisa clínica, da inteligência artificial à imunoterapia.
Acompanhe no Onconews a cobertura completa.