Onconews - Ensaio randomizado não mostra benefício da RT hipofracionada pós-mastectomia após reconstrução baseada em implante

Quais são os resultados da radioterapia pós-mastectomia hipofracionada (16 tratamentos) no cenário de reconstrução baseada em implantes em comparação com a radioterapia convencionalmente fracionada (25 tratamentos)? Ensaio clínico randomizado relatado no JAMA Oncology mostra que o hipofracionamento não teve impacto significativo na melhora do bem-estar físico em comparação com o regime de fracionamento convencional, corroborando evidências crescentes da radioterapia pós-mastectomia hipofracionada em pacientes com reconstrução baseada em implantes.

A radioterapia pós-mastectomia (PMRT) melhora o controle locorregional da doença e a sobrevida do paciente. Os regimes de hipofracionamento (HF) têm eficácia e taxas de complicação comparáveis ​​com melhor qualidade de vida em relação aos esquemas de fracionamento convencionais (CF). No entanto, o uso de HF após mastectomia em pacientes submetidas à reconstrução mamária não foi examinado prospectivamente.

Neste ensaio clínico randomizado multi-institucional (NCT03422003), foram inscritas pacientes com 18 anos ou mais submetidas à mastectomia e reconstrução imediata com expansor ou implante para câncer de mama (Tis, TX ou T1-3) e PMRT unilateral, no período de 8 de março de 2018 a 3 de novembro de 2021 (segmento mediano de 40,4 meses), em 16 centros ou hospitais de câncer dos EUA. As análises foram conduzidas entre setembro e dezembro de 2023.

A pacientes foram randomizadas 1:1 para PMRT de HF ou CF. As doses na parede torácica foram de 4256 cGy para 16 frações para HF e 5000 cGy para 25 frações para CF. Os efeitos tóxicos na parede torácica foram definidos como um evento adverso de grau 3 ou superior.

Os resultados relatados por Wong et al. mostram que entre 400 pacientes inscritas não houve aumento estatisticamente significativo na mudança do bem-estar físico em 6 meses (desfecho primário do estudo) com o  hipofracionamento. No entanto, entre pacientes mais jovens (idade <45 anos), o grupo de hipofracionamento teve maiores pontuações de bem-estar físico e relatou menos efeitos adversos relacionados ao tratamento em comparação com aqueles randomizados para fracionamento convencional em 6 meses.

Referência:

Wong JS, Uno H, Tramontano AC, et al. Hypofractionated vs Conventionally Fractionated Postmastectomy Radiation After Implant-Based Reconstruction: A Randomized Clinical Trial. JAMA Oncol. Published online August 08, 2024. doi:10.1001/jamaoncol.2024.2652