Após a cirurgia de câncer de mama, médicos e equipes de enfermagem precisam estar atentos às necessidades específicas de mulheres que são mais jovens, têm perfil de instrução superior e recebem quimioterapia e radioterapia. O alerta é de estudo publicado no Supportive Care in Cancer, que mostra maior necessidade de apoio nesse grupo de pacientes.
O planejamento de serviços de cuidados de suporte para pacientes com câncer deve começar com a identificação das necessidades prioritárias dos pacientes.
Neste estudo transversal, conduzido com 98 pacientes com câncer de mama em um Hospital de Treinamento e Pesquisa em Istambul, o objetivo foi determinar as necessidades de cuidados de suporte e fatores relacionados após a cirurgia de câncer de mama. As pacientes foram inscritas entre setembro de 2022 e novembro de 2023. O Formulário de Informações Pessoais e a versão turca da Pesquisa de Necessidades de Cuidados de Suporte (Supportive Care Needs Survey Short Form Turkish version) foram usados para a coleta de dados. Análise de variância unidirecional, post hoc (Tukey, LSD) e teste t foram usados para analisar os dados.
Os resultados mostram que a pontuação média total da escala para mulheres que se submeteram à cirurgia para câncer de mama foi de 83,95 ± 22,97. Pontuações maiores na escala e estatisticamente significativas foram mais observadas em mulheres mais jovens e naquelas que receberam quimioterapia e radioterapia. As pontuações médias nas subescalas de vida física e diária daquelas que receberam quimioterapia e radioterapia foram maiores do que comparadas àquelas que não receberam (p < 0,05). As pontuações médias da subescala de status emocional foram maiores entre mulheres mais jovens e desempregadas em relação a outros grupos (p < .05). As pontuações médias de sexualidade daqueles que eram jovens, com altos níveis de educação e tratadas com quimioterapia também foram comparativamente maiores (p < .05). O fator idade afeta as pontuações de necessidades de suporte em mulheres com câncer de mama.
Em síntese, os autores destacam que necessidades de suporte variam amplamente entre as mulheres após a cirurgia de câncer de mama e destacam grupos mais vulneráveis. Os cuidados de suporte envolvem a oferta de serviços essenciais para as necessidades físicas, psicológicas, sociais, cognitivas e espirituais dos pacientes com câncer durante todo o curso da doença.
Referência:
Rizalar, S., Hamarat, E. & Goktas, S. Supportive care needs after surgery in patients with breast cancer. Support Care Cancer 32, 576 (2024). https://doi.org/10.1007/s00520-024-08745-3