Onconews - Escore de risco poligênico, estilo de vida saudável e risco de câncer colorretal

A adesão a um estilo de vida saudável tem o potencial de reduzir o impacto genético no risco de câncer colorretal. Os resultados são de estudo de coorte prospectivo publicado no periódico Cancer Epidemiology & Biomarkers, em análise que incluiu 51.171 participantes da coorte Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian (PLCO) Cancer Screening Trial.

“Tanto os fatores genéticos quanto o estilo de vida desempenham um papel crítico no câncer colorretal, mas a extensão em que um risco genético aumentado pode ser compensado por um estilo de vida saudável permanece incerta”, observam os autores.

Nesse estudo, foram incluídos 51.171 participantes da coorte PLCO. Uma pontuação de risco poligênico foi criada com base em 205 variantes genéticas associadas ao câncer colorretal, e uma pontuação de estilo de vida saudável foi construída com base em seis fatores de estilo de vida. Modelos de regressão de Cox foram usados ​​para avaliar a associação de fatores genéticos e de estilo de vida com a incidência de câncer colorretal.

Comparados com indivíduos com baixo risco genético (os 20% mais baixos), aqueles indivíduos com risco genético intermediário (20%-80%) e alto risco genético (os 20% mais altos) tiveram um risco significativamente aumentado de câncer colorretal (HR = 1,71 e 2,52, respectivamente).

Comparados com participantes com um estilo de vida saudável (pontuação de 4-6), aqueles com um estilo de vida desfavorável (pontuação de 0 ou 1) tiveram um risco 47% maior de câncer colorretal. Além disso, participantes com alto risco genético e um estilo de vida saudável tiveram um risco 45% menor de câncer colorretal em comparação com indivíduos com alto risco genético e um estilo de vida desfavorável, com seus riscos absolutos de 10 anos de 1,29% e 2,07%, respectivamente.

Em síntese, as descobertas sugerem que a adesão a um estilo de vida saudável promete reduzir o impacto genético no risco de câncer colorretal. “Este estudo indica que o estilo de vida modificável desempenha um papel importante na prevenção do câncer colorretal, fornecendo novos insights para estratégias de prevenção personalizadas”, destacaram os pesquisadores.

Referência:

Yuefan Shen, Weiwei Chen, Chengqu Fu, Xinyi Liu, Junyan Miao, Jiacong Li, Ni Li, Dong Hang; Polygenic risk score, healthy lifestyle score, and colorectal cancer risk: a prospective cohort study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2024; https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-24-1013