Os avanços no campo da medicina de precisão levaram o Grupo de Trabalho de Medicina de Precisão da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) a atualizar as recomendações para o uso do sequenciamento de próxima geração (NGS) na prática de rotina, para pacientes com câncer avançado. “O NGS tumoral está expandindo cada vez mais seu escopo e aplicação na oncologia com o objetivo de aumentar a eficácia da medicina de precisão para pacientes com câncer”, destaca o consenso.
Para estabelecer as recomendações, os especialistas discutiram o impacto clínico do NGS tumoral na decisão de tratamento usando a Escala ESMO para Ação Clínica de Alvos Moleculares (ESCAT – ESMO Scale for Clinical Actionability of molecular Targets), considerando custo-efetividade e acessibilidade.
Nesta atualização, os resultados mostram que o grupo expandiu as recomendações. Desde 2020, a ESMO recomenda o NGS tumoral em câncer de pulmão não escamoso avançado de células não pequenas, câncer de próstata, câncer colorretal, colangiocarcinoma e câncer de ovário. Além disso, é preconizasda a realização de NGS tumoral em centros de pesquisa clínica e em circunstâncias específicas discutidas com os pacientes. Agora, o consenso também recomenda NGS tumoral em pacientes com câncer de mama avançado e tumores raros, tais como tumores estromais gastrointestinais, sarcoma, câncer da tireoide e câncer de origem desconhecida.
Finalmente, a ESMO recomenda a realização de NGS tumoral para detectar alterações agnósticas de tumor em pacientes com tumores metastáticos onde o acesso a terapias correspondentes está disponível.
A íntegra das recomendações está no Annals of Oncology, em acesso aberto.
Referência:
Published:May 27, 2024DOI:
https://doi.org/10.1016/j.annonc.2024.04.005