Na Europa, o câncer de próstata (CaP) é o câncer mais comum nos homens, o que levanta questões se o rastreamento do CaP pode reduzir os custos dos cuidados de saúde, a morbidade e a mortalidade. Revisão sistemática publicada no European Urology apresenta uma visão contemporânea dos custos e benefícios, indicando que programas de rastreio do CaP baseados em risco e na ressonância magnética (MRI) são custo-efetivos no contexto europeu
Pesquisa bibliográfica revisada por pares utilizou o método PICO com base em quatro bases de dados, tendo como descritores os termos de busca: “câncer de próstata, “rastreamento” e “custo-efetividade”. Qualquer tipo de avaliação econômica foi incluída, sem restrições quanto ao ano de publicação, mas considerando exclusivamente os países europeus
Um total de 7.484 estudos foram identificados inicialmente. Destes, 19 estudos descreveram a relação custo-efetividade do rastreamento do CaP na Europa. Entre os estudos que utilizaram uma população inicialmente saudável, a maioria concentrou-se no rastreio baseado no risco e/ou na idade e/ou na ressonância magnética (MRI), além do teste do antígeno específico da próstata (PSA), na comparação com nenhum rastreio. Os custos incrementais (ICER) variaram entre 5 872 euros por ano de vida ajustado pela qualidade de vida (QALY) e 372 948 euros/QALY, com mediana de 56 487 euros/QALY. O rastreio baseado no risco seguido de testes de ressonância magnética pareceu ser uma estratégia mais custo-efetiva do que nenhum rastreio.
“Esta revisão sistemática indica que os programas de rastreamento que incorporam uma abordagem baseada no risco e na ressonância magnética têm potencial para serem custo-efetivos”, concluem os autores.
O rastreio do CaP continua a ser uma das discussões mais controversas em urologia.
Referência:
Vynckier P, Annemans L, Raes S, Amrouch C, Lindgren P, Májek O, Beyer K, Leenen RCA, Venderbos LDF, Denijs F, van Harten MJ, Helleman J, Chloupková R, Briers E, Vasilyeva V, Rivas JG, Basu P, Chandran A, van den Bergh RCN, Collen S, Van Poppel H, Roobol MJ; members of the PRAISE-U Consortium. Systematic Review on the Cost Effectiveness of Prostate Cancer Screening in Europe. Eur Urol. 2024 May 23: S0302-2838(24)02378-9. doi: 10.1016/j.eururo.2024.04.036. Epub ahead of print. PMID: 38789306.