Onconews - Estudo aponta características associadas ao câncer de mama de intervalo

Quais fatores estão associados à incidência do câncer de mama de intervalo (IntCa) entre mulheres que fazem o rastreamento? Resultados de Zhang et al. relatados no Jama Oncology apontam características que ajudam a identificar pacientes com alto risco de apresentar IntCa e seu potencial para melhorar a eficácia dos programas de triagem.

Neste estudo, os pesquisadores argumentam que, apesar dos avanços na tecnologia, algumas mulheres são clinicamente diagnosticadas com câncer de mama após um resultado negativo de mamografia de triagem e antes da próxima rodada de triagem. “Esses cânceres de mama — conhecidos como cânceres de intervalo — são coletivamente mais agressivos e mais propensos a serem diagnosticados em um estágio posterior em comparação com mulheres com cânceres detectados por triagem”, explicam. A redução das taxas de câncer de intervalo é, portanto, considerada uma meta importante para melhorar a eficácia dos programas de triagem de câncer de mama.

Este estudo de coorte de base populacional foi conduzido de janeiro de 1989 a março de 2020, com acompanhamento até 2020 e um acompanhamento médio (DP) de 13 (8,3) anos. A análise estatística foi realizada de fevereiro de 2023 a junho de 2024. Foram incluídas mulheres sem câncer (N = 527144) residentes em Estocolmo, Suécia, convidadas a se submeter a exames de mamografia (com idades entre 40 e 74 anos) durante 1989 a 2020. Uma coorte adicional considerou mulheres que estavam participando do estudo Karolinska Mammography Project for Risk Prediction of Breast Cancer e tinham dados de mamografia disponíveis.

Os resultados revelam que entre 527.144 mulheres, a incidência de IntCa aumentou, com 30% das pacientes rastreadas com câncer de mama recebendo um diagnóstico de IntCa. Os autores descrevem que fatores associados ao aumento do risco de IntCa incluíram histórico familiar de câncer de mama (HR], 1,85; IC de 95%, 1,72-1,99), especialmente IntCa (HR, 2,92; IC de 95%, 2,39-3,55), câncer hereditário de mama e ovário (HR, 1,45; IC de 95%, 1,36-1,54), câncer colorretal e testicular, bem como ter mamas densas, terapia de reposição hormonal, idade avançada no primeiro parto e nível educacional mais alto.

A análise mostra, ainda, que mulheres com IntCa foram mais propensas a ter cânceres negativos para receptor de estrogênio (ER) do que mulheres com ScrCa (22% vs 11%), e ter histórico familiar de CB ER-negativo foi associado a um risco 3 vezes maior para IntCa ER-negativo.

“Os achados deste estudo identificam mulheres com risco aumentado de IntCa e podem ser usados para individualizar futuros programas de rastreamento de câncer de mama”, concluem os autores.

Os resultados deste estudo de coorte sugerem que as taxas de IntCa não diminuíram com a triagem baseada na idade, nem com a implementação da triagem baseada em risco. 

Referência:

Zhang Y, Rodriguez J, Mao X, et al. Incidence and Risk Factors of Interval and Screen-Detected Breast Cancer. JAMA Oncol. Published online March 27, 2025. doi:10.1001/jamaoncol.2025.0167