Onconews - Estudo avalia carga do câncer relacionada à dieta em 204 países entre 1990 e 2019

As taxas globais de mortes padronizadas por idade e anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) atribuíveis ao câncer relacionado à dieta são consideráveis ​​e respondem por uma carga substancial da doença. O alerta é de estudo que utilizou dados do Estudo da Carga Global de Doenças para estimar as cargas e tendências agrupadas de cinco tipos de câncer atribuíveis a comportamentos alimentares. Os resultados foram publicados no European Journal of Cancer Prevention.

“Evidências crescentes têm mostrado que os comportamentos alimentares estão intimamente correlacionados com a carcinogênese e progressão de muitos tipos de câncer. No entanto, poucos estudos avaliaram a carga global de câncer relacionada à dieta”, argumentam os autores.

Nesse estudo, dados sobre câncer atribuíveis a comportamentos alimentares foram extraídos do estudo da Carga Global de Doenças de 2019, incluindo os casos de morte e taxas de mortalidade padronizadas por idade, e anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) estimados de acordo com doenças, idade, sexo, índice sociodemográfico (SDI) e localização.

De acordo com o estudo da Carga Global de Doenças de 2019, cinco tipos de câncer foram afetados por comportamentos alimentares: câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão; câncer de estômago; câncer de esôfago e câncer de mama. Comportamentos alimentares não saudáveis ​​para câncer causaram um total de 605,4 mil mortes e 13.951,3 mil DALYs globalmente.

A carga do câncer atribuível a riscos alimentares foi maior para homens do que para mulheres. As maiores taxas de mortalidade padronizadas por idade em 2019 foram observadas no sul da América Latina, e as menores taxas foram observadas no norte da África e no Oriente Médio.

Os maiores aumentos nas taxas de mortalidade padronizadas por idade, de 1990 a 2019, foram encontrados na África Subsaariana Ocidental, com as maiores reduções na Ásia Central. As maiores proporções atribuíveis de morte ou DALYs foram câncer de cólon e reto. A maior carga de câncer relacionada à dieta foi observada em regiões com um índice sociodemográfico alto-médio.

Em síntese, embora a carga global do câncer atribuível à dieta ainda apresente um grande desafio, as tendências de morte e DALYs associados ao câncer relacionado à dieta têm diminuído. “Isso é atribuível não apenas à dieta mais saudável e à infraestrutura de saúde aprimorada implementada desde 1990, mas também à detecção precoce do câncer e à disponibilidade de tratamento para a doença”, observam os autores.

“Mais importante, os hábitos alimentares são fatores de risco modificáveis, e a carga do câncer diminui gradualmente quando hábitos alimentares não saudáveis ​​são corrigidos. Os dados fornecidos por este estudo podem servir de base para políticas públicas relacionadas e resultar em mais indivíduos se concentrando em melhorar seus comportamentos alimentares”, concluem.

Referência:

Ding, Qianga; Ma, Xiaolia,b; Zhang, Zeruia; Lu, Panpana; Liu, Meia. Pooled and global burdens and trends of five common cancers attributable to diet in 204 countries and territories from 1990 to 2019: an analysis of the Global Burden of Disease Study. European Journal of Cancer Prevention 33(6):p 485-492, November 2024. | DOI: 10.1097/CEJ.0000000000000884