Onconews - Estudo avalia qualidade de vida em pacientes com câncer de pâncreas localmente avançado

Estudo multicêntrico realizado em 13 centros de câncer na Holanda demonstrou que a qualidade de vida geral permaneceu estável durante o primeiro ano de tratamento em pacientes com câncer de pâncreas localmente avançado, 89% dos quais receberam tratamento direcionado ao tumor. Os resultados estão em artigo no Journal of the National Cancer Institute (JNCCN).

Os profissionais de saúde que cuidam de pacientes com câncer devem discutir o impacto do tratamento, como quimioterapia multiagente e cirurgia, na qualidade de vida. No entanto, na era da tomada de decisão compartilhada, os dados sobre qualidade de vida no câncer de pâncreas localmente avançado (CPLA) permanecem escassos.

Este estudo multicêntrico prospectivo envolveu pacientes com câncer de pâncreas localmente avançado em 13 centros holandeses. Os pacientes foram incluídos no registro CPLA e no Dutch Pancreatic Cancer Project (NCT03513705). O estudo avaliou a qualidade de vida ao longo do tempo e o impacto do tratamento.

O desfecho primário foi o estado de saúde global com base no Questionário de Qualidade de Vida EORTC-Core 30 (EORTC QLQ-C30). Os desfechos secundários incluíram pontuações de funcionamento e sintomas do EORTC QLQ-C30 e do EORTC QLQ Pancreatic Cancer Module (QLQ-PAN26). Os desfechos foram medidos no diagnóstico e em intervalos de 3 meses até 12 meses, e foram comparados ao longo do tempo e entre os grupos, com significância estatística e clínica (Δ ≥10 pontos) avaliada.

Um total de 170 pacientes completaram pelo menos um questionário de qualidade de vida. A maioria (n=152; 89%) recebeu tratamento direcionado ao tumor, incluindo 116 (68%) que receberam quimioterapia (± radioterapia) isolada e 36 (21%) que foram submetidos à quimioterapia (± radioterapia) seguida de ressecção; 18 (11%) pacientes receberam o melhor tratamento de suporte.

No início do estudo, o estado de saúde global foi mais alto entre os pacientes que receberam quimioterapia + ressecção (média [DP], 70 [16]) em comparação com aqueles que receberam apenas quimioterapia (média [DP], 64 [20]) e melhor tratamento de suporte (média [DP], 48 [21]) (P = 0,001). A média geral [DP] do estado de qualidade de vida no início do estudo foi de 63 [20] e permaneceu estável ao longo do tempo (P = 0,27), incluindo pacientes que receberam tratamento direcionado ao tumor (P = 0,57).

Um terço das subescalas de qualidade de vida (9/28) mostrou mudanças estatisticamente e clinicamente significativas ao longo do tempo. Melhorias foram observadas na perda de apetite, dor pancreática e sintomas hepáticos, embora os pacientes tenham relatado aumento de diarreia, flatulência, hábitos intestinais alterados e dificuldades financeiras. Com o tempo, os pacientes relataram redução do medo da saúde futura, mas um declínio na satisfação com os cuidados de saúde.

Em síntese, este estudo multicêntrico demonstrou que a qualidade de vida geral permaneceu estável durante o primeiro ano de tratamento em pacientes com câncer de pâncreas localmente avançado. “Certos sintomas pioraram e merecem maior atenção dos profissionais de saúde. Essas descobertas podem orientar a tomada de decisão compartilhada e melhorar o manejo de sintomas”, concluem os autores.

Referência:

Seelen, L. W., Augustinus, S., Stoop, T. F., Bouwense, S. A., Busch, O. R., Cirkel, G. A., van Eijck, C. H., de Vos-Geelen, J., Groot Koerkamp, B., Haj Mohammad, N., de Hingh, I. H., van Alphen, E., Homs, M. Y., Liem, M. S., Los, M., de Meijer, V. E., Mekenkamp, L. J., Sprangers, M. A., Stommel, M. W., Wilmink, J. W., Besselink, M. G., van Santvoort, H. C., van Laarhoven, H. W., Molenaar, I. Q., & Dutch Pancreatic Cancer Group. (2025). Quality of Life Among Patients With Locally Advanced Pancreatic Cancer: A Prospective Nationwide Multicenter Study. Journal of the National Comprehensive Cancer Network, 23(3), 97-104. Retrieved Mar 25, 2025, from https://doi.org/10.6004/jnccn.2024.7091