Onconews - Estudo brasileiro entre os 100 trabalhos de maior impacto em cirurgia

Angelita NET OKPublicado em 2004 no Annals of Surgery, o estudo1 liderado pela cirurgiã Angelita Habr-Gama (foto) que investigou a estratégia watch and wait no câncer de reto baixo estádio 0 após a quimiorradioterapia foi o único trabalho desenvolvido na América Latina a figurar no ranking2 elaborado pelo periódico World Journal of Surgery (WJS). A lista selecionou os 100 trabalhos científicos de maior impacto para o progresso do conhecimento médico em cirurgia. Hoje considerado seminal, o estudo definiu uma importante mudança no paradigma do tratamento do câncer do reto.

“Com a adoção da quimiorradioterapia neoadjuvante a operação se tornou mais exequível, e fomos observando que em alguns casos a massa tumoral desaparecia, e na peça cirúrgica, quando o doente era operado, não havia mais tumor. Esta comprovação nos levou a não mais operar esses doentes de imediato. Assim surgiu a ideia de observar esses pacientes meticulosamente, de início a cada dois meses. Esta estratégia foi designada como watch and wait, e não deve ser considerada como um tratamento não cirúrgico, mas como um tratamento não cirúrgico de imediato”, explica Angelita, médica do Instituto Angelita e Joaquim Gama e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A lista dos artigos mais citados em cirurgia identifica contribuições seminais, e facilita a compreensão e o desenvolvimento do histórico da cirurgia contemporânea. Para a elaboração do ranking, foram analisadas cerca de 286 mil publicações científicas de revistas indexadas de alto impacto publicadas nos últimos 40 anos.

Referências:

1 - Habr-Gama A, Perez RO, Nadalin W, Sabbaga J, Ribeiro U Jr, Silva e Sousa AH Jr, Campos FG, Kiss DR, Gama-Rodrigues J (2004) Operative versus nonoperative treatment for stage 0 distal rectal cancer following chemoradiation therapy: long-term results. Ann Surg 240:711–717

2 - Altmetric Versus Bibliometric Perspective Regarding Publication Impact and Force - Arfon G. M. T. Powell, Victoria Bevan, Chris Brown, Wyn G. Lewis - Open Access - Original Scientific Report - First Online: 13 March 2018 - https://doi.org/10.1007/s00268-018-4579-9