Onconews - Estudo de mundo real mostra discordância entre diretrizes e prática clínica na oncologia

Diretrizes profissionais, como as do Choosing Wisely, tentaram reduzir exemplos específicos de uso excessivo de assistência médica, um desafio crescente para sistemas de saúde e pacientes em todo o mundo. Estudo que avaliou o uso de tomografia por emissão de pósitrons de vigilância (PETCT) em pacientes com câncer colorretal tratados com intenção curativa mostrou que, apesar de várias diretrizes advogando contra o uso de PETCT para vigilância desses pacientes, ainda há grande volume de PETCTs realizados em discordância com as recomendações.

Neste estudo, os pesquisadores usaram o grande conjunto de dados Clalit Health Services em Israel para identificar pacientes com câncer colorretal que receberam quimioterapia adjuvante entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021 e consideraram o número de PETCTs realizado para cada paciente.

A coorte analisada considerou 1.799 pacientes. Foram discriminados os casos localizados e de pacientes metastáticos com base em medicamentos específicos (biológicos) administrados ou não durante o período de acompanhamento. Para toda a coorte, o número mediano de PETCTs realizados por paciente durante o período do estudo foi de 3.364 (20,2%) pacientes submetidos a um único PETCT, 946 (52,6%) pacientes submetidos a ≥2 PETCTs e 25 pacientes submetidos a ≥10 PETCTs.

Os resultados  a partir de dados robustos do mundo real revelam que 69% dos 4.231 PETCTs realizados foram discordantes com as diretrizes, demonstrando o uso excessivo de um procedimento diagnóstico caro por parte da assistência médica, contrariando as recomendações baseadas em evidências. “Apesar de várias diretrizes, incluindo Choosing Wisely, advogando contra o uso de PETCT para vigilância de pacientes com câncer tratados com intenção curativa, vemos imagens de PETCT generalizadas.

Apenas 489 pacientes não passam por nenhuma PETCT durante o tratamento, o que é concordante com as diretrizes e está de acordo com a visão de que a PETCT não é necessária rotineiramente, mesmo no estadiamento. A análise mostra que 364 pacientes passaram por 1 PETCT — presumivelmente para fins de estadiamento. Todos os demais pacientes submetidos a mais de uma PETCT devem ser considerados discordantes das diretrizes, com impacto financeiro significativo para os sistemas de saúde.

A diretriz Choosing Wisely sobre PETCT no câncer colorretal foi publicada em 2013.

A íntegra do artigo de Goldstein et al.  na BMJ Oncology está disponível em acesso aberto.

Referência:

Daniel A Goldstein, Roi Tschernichovsky, Talish Razi, Keren Filosof, Idan Menashe, Ronen Arbel, Doron Netzer - Choosing Wisely in oncology: are guidelines effective at preventing unnecessary diagnostics? The example of surveillance positron emission tomography for patients with localised colorectal cancer: BMJ Oncology 2024;3:e000391.

Description: 

 

Palavras-chave: diretrizes, guidelines, ‘Choosing Wisely’, ‘impacto financeiro’, ‘custos da saúde’, ‘PETCT’, ‘sistemas de saúde’, ‘fontes pagadoras’,vigilância, imagem, ‘políticas de saúde’, evidência, ‘medicina baseada em evidência’, ‘Daniel A Goldstein’