Onconews - Estudo de mundo real mostra que ressecção anatômica foi associada a melhor sobrevida no câncer de pulmão inicial

Estudo de mundo real que avaliou a sobrevida a longo prazo, comparando lobectomia e ressecção sublobar (segmentectomia ou ressecção em cunha) no tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em pacientes com doença inicial mostra que a lobectomia e a segmentectomia foram associadas à melhor sobrevida global e específica para câncer de pulmão na comparação com a ressecção em cunha para CPCNP estágio IA (≤2 cm).  Os resultados foram relatados por Seder et al. no Journal of Thoracic Oncology e destacam a potencial lacuna entre evidências do mundo real e aquelas obtidas de ensaios clínicos randomizados.

Neste estudo, foram inscritos pacientes adultos submetidos à ressecção pulmonar para CPCNP em estágio clínico IA (≤2 cm) entre 2012 e 2022 identificados no Banco de Dados Geral de Cirurgia Torácica da Society of Thoracic Surgeons. A sobrevida a longo prazo foi determinada pela correlação com dados do National Death Index e do Centers for Medicare & Medicaid Services. O desfecho primário foi a sobrevida global (SG); os desfechos secundários incluíram a sobrevida específica do câncer de pulmão (SECP). A regressão de Cox ponderada por probabilidade inversa foi usada para contabilizar o viés de seleção e derivar razões de risco (HR) com intervalos de confiança de 95%, comparando as coortes de lobectomia, segmentectomia e ressecção em cunha.

Os resultados de Seder e colegas mostram que a base de análise considerou  32.340 pacientes com CPCNP em estágio IA (19.778 lobectomias [SG=71,9% (5 anos), 44,8% (10 anos)], 4.279 segmentectomias [SG=69,6%, 44,2%] e 8.283 ressecções em cunha [SG=66,3%, 41,4%]). Após o ajuste de risco, os autores descrevem que a lobectomia foi associada a melhor SG e SECP comparada à ressecção sublobar [HR(OS)=0,87(0,83-0,92); HR(LCSS)=0,84(0,73-0,97)]. Tanto a lobectomia [HR(SG)=0,84(0,80-0,88); HR(LCSS)=0,72(0,56-0,93)] quanto a segmentectomia [HR(SG)=0,88(0,81-0,95); HR(SECP)=0,77(0,66-0,89)] foram associadas à melhor sobrevida na comparação com a ressecção em cunha. Não foram observadas diferenças em SG ou SECP entre lobectomia e segmentectomia.

“Na prática clínica de rotina, a lobectomia e a segmentectomia estão associadas à melhor sobrevida global e específica para câncer de pulmão em comparação à ressecção em cunha para CPCNP estágio IA (≤2 cm)”, concluem os autores, acrescentando que esses achados destacam a potencial lacuna entre a eficácia dos dados de mundo real e evidências obtidas a partir de ensaios clínicos randomizados.

Este estudo foi um dos destaques do programa científico da Reunião Anual da Society of Thoracic Surgeons (STS) de 2025, em apresentação de Christopher Seder, cirurgião torácico no Rush University Medical Center, em Chicago, EUA.

"Este estudo reforça a necessidade de tomada de decisão diferenciada, integrando ensaios clínicos randomizados e dados do mundo real para fornecer a mais alta qualidade de atendimento", disse Seder. “Ao analisar os resultados em uma variedade de cenários de assistência médica, podemos oferecer recomendações informadas, melhorando, em última análise, os resultados dos pacientes em todos os níveis”.

Referência:

Anatomic Lung Resection is Associated with Improved Survival Compared with Wedge Resection for Stage IA (≤2 cm) Non-Small Cell Lung Cancer, Seder, Christopher W. et al. Journal of Thoracic Oncology