Uma nova pesquisa apresentada na reunião anual da Society of Thoracic Surgeons (STS) de 2025 revela que ressecções pulmonares anatômicas, como lobectomia e segmentectomia, estão associadas a melhor sobrevida a longo prazo em comparação à ressecção em cunha para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em estágio inicial.
O estudo analisou os resultados de mais de 32.000 pacientes com CPCNP estágio 1A usando dados do STS General Thoracic Surgery Database (STS GTSD) com acompanhamento de longo prazo vinculado ao National Death Index e à base do Centers for Medicare and Medicaid Services, que fornece até 10 anos de dados de sobrevida.
A lobectomia para CPCNP estágio 1A ofereceu as maiores taxas de sobrevida, com sobrevida global (SG) de 5 anos de 71,9% e SG de 10 anos de 44,8%. Segmentectomia, que resultou em uma SG de 5 anos de 69,6% e SG de 10 anos de 44,2% provou ser uma alternativa viável. Tanto a lobectomia quanto a segmentectomia demonstraram melhores resultados do que a ressecção em cunha, que teve SG de 5 anos de 66,3% e SG de 10 anos de 41,4%.
Enquanto ensaios clínicos randomizados (RCTs) sugerem uma equivalência entre lobectomia e ressecções sublobares, este estudo de mundo real fornece aos médicos insights adicionais. "Este estudo reforça a necessidade de tomada de decisão diferenciada, integrando RCTs e dados do mundo real para fornecer a mais alta qualidade de atendimento", disse Christopher Seder, cirurgião torácico no Rush University Medical Center, Chicago. “Ao analisar os resultados em uma variedade de cenários de assistência médica, podemos oferecer recomendações informadas, melhorando, em última análise, os resultados dos pacientes em todos os níveis”, destacou.
O STS GTSD, parte do STS National Database, inclui a maioria das cirurgias de câncer de pulmão e câncer de esôfago realizadas nos EUA. A base de dados é considerada referência nacional, capturando informações detalhadas sobre as características do paciente, procedimentos cirúrgicos e resultados.
A 61ª reunião anual da Society of Thoracic Surgeons foi realizada de 24 a 26 de janeiro, em Los Angeles, California.
Referência:
Anatomic Lung Resection Linked to Improved Survival for Early-Stage Lung Cancer - STS Annual Meeting