Onconews - OPTIMO: Pesquisa busca otimizar vacinação contra HPV para prevenção de câncer em crianças e adolescentes vivendo com HIV

A infecção persistente provocada pelo papilomavírus humano (HPV) está associada à maioria dos casos de câncer cervical e anal e a uma grande fração de outros cânceres anogenitais e orofaríngeos. Pesquisa com participação do Instituto Nacional de Infectología Evandro Chagas (Fiocruz) tem o objetivo de avaliar as respostas imunes à vacinação contra HPV em crianças e adolescentes vivendo com HIV em países de baixa e médica renda, compreendendo Peru, Brasil e Haiti.

As vacinas profiláticas contra o HPV são conhecidas por prevenir infecções por HPV e doenças associadas ao HPV, embora haja evidências de resposta reduzida à vacinação contra o HPV entre indivíduos vivendo com HIV. As recomendações atuais para a vacina contra o HPV incluem um esquema de dose única para crianças de 9 a 14 anos sem HIV. Embora duas a três doses sejam recomendadas para crianças vivendo com HIV (CLWH), há dados muito limitados comparando as respostas a uma versus 2–3 doses em CLWH.

Neste estudo (OPTIMO), os pesquisadores vão avaliar as respostas imunes à vacinação contra HPV em crianças e adolescentes vivendo com HIV medindo as respostas de anticorpos e células B de memória (Bmem) após 1, 2 ou 3 doses da vacina HPV 9-valente (9vHPV), Gardasil-9. Um grupo de comparação de crianças e adolescentes sem HIV receberá uma dose da vacina. A durabilidade da resposta será avaliada 24 meses após a última dose de um determinado regime.

Participam pelo Instituto Nacional de Infectología Evandro Chagas os pesquisadores Emília M. Jalil, Giovana Teixeira Fernandes e Beatriz Grinsztejn.

A pesquisa está registrada na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT04265950. Artigo de Pinto-Santini et al. descrevendo o protocolo está disponível em acesso aberto no BMC Cancer.

Referência:

Pinto-Santini, D., Jalil, E.M., Fernandes, G.T. et al. ULACNet-301, OPTIMO protocol: optimizing HPV vaccination regimen for cancer prevention in children and adolescents living with HIV. BMC Cancer 25, 151 (2025). https://doi.org/10.1186/s12885-025-13551-z