Onconews - Pesquisadores validam escore de GALAD na detecção do carcinoma hepatocelular na cirrose

O escore de GALAD (sexo, idade, α-fetoproteína [AFP] L3, AFP e des-γ carboxiprotrombina) demonstrou ter excelente sensibilidade e especificidade para a detecção do carcinoma hepatocelular (CHC). Estudo de fase III publicado na Gastroenterology mostra resultados da validação do biomarcador, demonstrando que o escore de GALAD melhorou a detecção do CHC dentro de 12 meses antes do diagnóstico real na comparação com AFP.

Neste estudo prospectivo de Marsh et al., foram inscritos pacientes com cirrose a partir de 7 centros. A vigilância para CHC foi realizada a cada 6 meses e o diagnóstico de CHC foi confirmado de acordo com as diretrizes da American Association for the Study of Liver Diseases. O sangue para pesquisa de biomarcadores foi obtido em cada visita de acompanhamento e armazenado em um biorrepositório. As medições de AFP, AFP-L3 e des-γ carboxiprotrombina foram realizadas por equipe cega aos dados clínicos. O desempenho do GALAD na detecção de CHC foi avaliado retrospectivamente dentro de 12 meses antes do diagnóstico clínico. Todas as análises foram conduzidas por um estatístico não cego no centro de coordenação e gerenciamento de dados da Early Detection Research Network.

Um total de 1.558 pacientes com cirrose foram inscritos e acompanhados por uma mediana de 2,2 anos. A análise mostra que 109 pacientes desenvolveram CHC (76 em estágio muito inicial ou inicial), com uma taxa de incidência anual de 2,4%. As áreas sob a curva para AFP e GALAD dentro de 12 meses antes do CHC foram 0,66 e 0,78 (P < 0,001), respectivamente. Usando um ponto de corte para GALAD de –1,36, a especificidade foi de 82%, e a sensibilidade em 12 meses antes do diagnóstico de CHC foi de 62%. Para comparação, o desempenho do AFP com especificidade de 82% mostrou sensibilidade de 41% em 12 meses antes do diagnóstico de CHC (P = 0,001).

“O escore de GALAD, em comparação com a AFP, melhora a detecção do CHC dentro de 12 meses antes do diagnóstico real”, concluem os autores.

O carcinoma hepatocelular é a ocorrência final de todas as doenças hepáticas crônicas. As estratégias de vigilância do CHC visam à detecção precoce para melhorar a sobrevida após um diagnóstico de câncer. O trabalho de March e colegas é o primeiro estudo prospectivo a avaliar o papel do GALAD em vários pontos de tempo anteriores ao diagnóstico de CHC em pacientes com doença hepática crônica.

Referência:

A Phase 3 Biomarker Validation of GALAD for the Detection of Hepatocellular Carcinoma in Cirrhosis. Marsh, Tracey L. et al. Gastroenterology, Volume 168, Issue 2, 316 - 326.e6