O carcinoma renal metastático de células não claras (nccRCC) geralmente é um grupo heterogêneo, excluído dos ensaios clínicos de fase 3. Estudo de vida real relatou na Clinical Genitourinary Cancer dados sobre prognóstico e manejo sistêmico desses pacientes.
Nesta análise, foram incluídos retrospectivamente 102 pacientes com nccRCC metastático (papilar não especificado, n=10; papilar tipo 1 e 2 n=10 e n=32; CCR de translocação, n=9; cromófobo, n=14; ducto coletor, n=14) tratados entre 2006 e 2020. Os pesquisadores avaliaram taxa de resposta objetiva (ORR), sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG).
Entre os pacientes 102 selecionados para revisão anatomopatológica, 40,8% apresentaram discordância histológica completa. Os autores descrevem que os tratamentos de primeira linha mais empregados foram inibidores de tirosina quinase (60,8%), imunoterapia (7,8%) e quimioterapia (13,7%). Em relação aos resultados de eficácia, a ORR mediana variou de 0% no CCR papilar não especificado a 42,9% no CCR papilar tipo 1. A mediana de SLP variou de 2,9 meses no carcinoma do ducto coletor a 10,9 meses no CCR papilar tipo 1. A SG mediana variou de 6,8 meses no carcinoma do ducto coletor a 29,1 meses no CCR de translocação da família MiT. Trinta (29,4%) pacientes foram incluídos em um estudo de tratamento durante seu curso de tratamento.
“Pacientes com ccRCC metastático são previsíveis devido à heterogeneidade dos subtipos histológicos. O diagnóstico e acesso à inovação terapêutica permanece subótimo”, concluem os autores, recomendando que mais ensaios prospectivos são necessários para ampliar a compreensão sobre o câncer renal de células não claras.
O carcinoma de células renais é um dos anos tipos de câncer mais comuns, representando 4% dos novos diagnósticos em todo o mundo. Enquanto o tipo de células claras (ccRCC) é responsável por 80% dos casos de câncer de células renais, quase 20% são do tipo de células não claras.
Referência: Real world data of diagnosis, survival, and treatment outcomes in patients with metastatic non clear cell renal cell carcinoma - Floriane Izarn; Benoît Allignet; Romane Gille; Helen Boyle; Eve-Marie Neidhardt; Sylvie Négrier; Aude Fléchon. Published: September 24, 2022 DOI:https://doi.org/10.1016/j.clgc.2022.09.009