A semelhança entre células da trompa de Falópio e tumores ovarianos borderline (TOB) serosos sugere uma possível ligação de origem, como a salpingite, como fator contribuinte na patogênese do TOB. Estudo de caso-controle de base populacional descobriu que a doença inflamatória pélvica diagnosticada antes de tumores ovarianos borderline foi associada a TOB serosos, mas não aos mucinosos. “Esses achados sugerem que infecções da trompa de Falópio e do tecido circundante podem elevar o risco de TOB serosos”, analisam os autores.
Neste estudo, Jonsson e colegas buscaram explorar a potencial associação entre doença inflamatória pélvica (DIP) e o risco de desenvolver tumores ovarianos borderline serosos (TOBs). A pesquisa de caso-controle considerou dados populacionais da Suécia, incluindo mulheres com TOBs entre 1999 e 2020 e 10 controles pareados. Dados dos registros nacionais foram analisados usando regressão logística, ajustados para idade, distrito residencial, nível educacional e paridade.
Entre 4.782 casos e 45.167 controles, 2,0% dos casos e 1,3% dos controles tinham histórico de DIP. A ocorrência de DIP anterior foi associada a risco aumentado de TOB geral (aOR, 1,48; IC de 95%, 1,19–1,85). Os autores descrevem que foi observada associação significativa com tumores serosos (aOR, 1,76; IC de 95%, 1,36–2,29), mas não com tumores mucinosos (aOR, 0,95; IC de 95%, 0,60–1,49). A análise também mostra relação dose-resposta entre o número de episódios de DIP e o risco de TOB seroso (Ptrend < 0,001).
Em síntese, esses resultados demonstram que a DIP está associada ao aumento do risco de TOB seroso, com uma relação dose-resposta. “O estudo destaca as potenciais implicações sérias das infecções e inflamações do trato reprodutivo superior”, sublinham os autores, que ressaltam a necessidade de investigação adicional dos mecanismos biológicos e possível impacto da DIP no desenvolvimento de TOB seroso.
Referência:
Doença inflamatória pélvica e risco de tumores ovarianos limítrofes: um estudo nacional de caso-controle populacional na Suécia
First published: 25 September 2024
https://doi.org/10.1002/ijc.35180