Onconews - Estudo randomizado mostra papel do mindfulness no controle da dor do câncer

Em artigo no BMJ Supportive & Palliative Care, Tan et al. mostram que vinte minutos de respiração consciente, que concentra a atenção de um indivíduo em sua respiração, parecem reduzir rapidamente a intensidade e o desconforto da dor do câncer e aliviar a ansiedade associada. “Esses achados ressaltam o potencial de intervenções breves de mindfulness e seu impacto rápido na experiência da dor em pacientes de câncer”, destacam os autores.

A dor do câncer é um sintoma prevalente e desafiador que afeta globalmente um número significativo de pacientes e, apesar dos avanços no tratamento, o controle da dor permanece um desafio substancial. Intervenções não farmacológicas, incluindo abordagens baseadas em mindfulness, mostraram-se promissoras no alívio da dor relacionada ao câncer.

Neste estudo controlado randomizado, conduzido na Universidade do Malaya Medical Centre, Malásia, os pesquisadores inscreveram pacientes adultos internados com câncer com pontuação de dor ≥4/10. Os participantes foram randomizados para uma intervenção de respiração consciente de 20 minutos ou para um grupo de controle de escuta de apoio de 20 minutos. As medidas de resultados incluíram intensidade da dor, desconforto da dor e pontuação da Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, avaliadas antes e depois da intervenção.

Os resultados revelam que as sessões de respiração consciente de 20 minutos demonstraram eficácia significativa na redução da intensidade da dor, desconforto da dor e ansiedade em comparação com o grupo de controle.

“Esta pesquisa amplia o repertório do gerenciamento da dor do câncer ao destacar os benefícios rápidos e holísticos de uma única sessão de respiração consciente de 20 minutos. As descobertas sugerem a integração potencial de exercícios breves de mindfulness no tratamento rotineiro do câncer para melhorar o gerenciamento da dor e o bem-estar geral”, concluem os autores.

Esses resultados têm implicações importantes para a prática clínica, oferecendo uma intervenção breve e acessível que complementa as abordagens farmacológicas tradicionais.

Referência:

Tan SB, Chai CS, Ng DLC, Zainuddin SI, Capelle DP, Lam CL, Ang CM, Chai WL, Ishak NNN, Ong YX, Ngu YX. Mindful breathing for cancer pain: efficacy of a single 20-minute session - a randomized controlled study. BMJ Support Palliat Care. 2024 Aug 20:spcare-2023-004762. doi: 10.1136/spcare-2023-004762. Epub ahead of print. PMID: 39164043.