Onconews - Evolução da terapia neoadjuvante no câncer retal localmente avançado

juliana ominelli bxA oncologista Juliana Ominelli (foto), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é primeira autora de estudo de revisão que discute as evidências e perspectivas do tratamento neoadjuvante em câncer retal localmente avançado. O trabalho foi publicado no periódico Clinical Colorectal Cancer.

O tratamento padrão do câncer retal localmente avançado compreende quimiorradiação neoadjuvante seguida por excisão mesorretal total. Essa estratégia fornece baixa taxa de recorrência local; porém, a recorrência à distância ainda é um problema e pode impactar nas taxas de sobrevida. “Novas abordagens no cenário neoadjuvante foram testadas para melhorar os resultados iniciais e tardios, bem como para reduzir a toxicidade e morbidade relacionadas ao tratamento”, destacam os autores.

Nesta revisão, os autores realizam um apanhado da literatura publicada até o momento sobre neoadjuvância no câncer de reto localmente avançado, incluindo métodos neoadjuvantes totais, protocolos para administração de radiação, regime de quimioterapia e esforços para adicionar novas terapias direcionadas, retirada seletiva de cirurgia ou radioterapia e perspectivas futuras.

“Nos últimos anos, há uma tendência em intensificar o tratamento de câncer de reto localmente avançado, principalmente no cenário neoadjuvante, visando maiores taxas de resposta e aumento do controle da doença à distância. Por outro lado, outras vertentes têm nos mostrado que a omissão da radioterapia e da cirurgia em pacientes selecionados podem não causar impacto nos desfechos com diminuição da toxicidade e da morbidade para os pacientes”, esclarece Juliana.  

“Com tantas novas opções, a principal questão é qual o perfil de paciente vai se beneficiar com a intensificação do tratamento e qual o paciente que só vou acrescentar toxicidade”, conclui.

Referência: Ominelli J, Valadão M, Araujo ROC, Cristina de Melo A, Araujo LH. The Evolving Field of Neoadjuvant Therapy in Locally-advanced Rectal Cancer: Evidence and Prospects. Clin Colorectal Cancer. 2021 Jul 8:S1533-0028(21)00065-7. doi: 10.1016/j.clcc.2021.06.005. Epub ahead of print. PMID: 34340916.