A Food and Drug Administration aprovou o uso do anti PD-1 nivolumabe (Opdivo®, Bristol-Myers Squibb) associado à quimioterapia com doublet de platina como tratamento neoadjuvante de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável. Essa é a primeira aprovação do FDA para CPCNP inicial no cenário neoadjuvante.
A decisão da agência norte-americana anunciada 4 de março é baseada nos resultados do estudo CHECKMATE-816, um ensaio randomizado de Fase III que demonstrou a eficácia e segurança de nivolumabe nesse cenário de tratamento. O estudo teve participação brasileira e inscreveu pacientes com CPCNP estágio IB (≥4 cm), II ou IIIA ressecável e doença mensurável (RECIST v1 .1.) Os pacientes foram inscritos independentemente do status de PD-L1 do tumor. Um total de 358 pacientes foram randomizados para receber nivolumabe mais doublet de platina a cada 3 semanas, por até 3 ciclos, ou quimioterapia com platina isoladamente, administrada no mesmo esquema.
As principais medidas de eficácia foram sobrevida livre de eventos (SLE) e resposta patológica completa (pCR) por revisão central independente e cega. A mediana de SLE foi de 31,6 meses (IC 95%: 30,2, não alcançado) no braço de nivolumab mais quimioterapia e 20,8 meses (IC 95%: 14,0, 26,7) para aqueles que receberam apenas quimioterapia. A razão de risco foi de 0,63 (IC 97,38%: 0,43, 0,91; p=0,0052). A taxa de pCR foi de 24% (IC de 95%: 18,0, 31,0) no braço associado a nivolumabe e de 2,2% (IC de 95%: 0,6, 5,6) no braço de quimioterapia isolada.
Em relação ao perfil de segurança, as reações adversas mais frequentes (incidência ≥20%) foram náusea, constipação, fadiga, diminuição do apetite e erupção cutânea. A adição de nivolumabe à quimioterapia não resultou em atrasos ou cancelamentos na cirurgia. A duração das internações hospitalares após a cirurgia definitiva e as taxas de reações adversas identificadas como complicações cirúrgicas foram semelhantes para os pacientes em ambos os braços do estudo.
Referência: https://www.fda.gov/drugs/resources-information-approved-drugs/fda-approves-neoadjuvant-nivolumab-and-platinum-doublet-chemotherapy-early-stage-non-small-cell-lung