A Tokai Pharmaceuticals, companhia asiática de biotecnologia, anunciou no dia 24 de junho o início do estudo randomizado de fase III ARMOR3-SV, ensaio que investiga o uso do agente galeterona no câncer de próstata metastático resistente a castração (CPRCm) com expressão positiva da AR-V7.
A AR-V7 é uma variante slice do receptor de androgênio que tem sido associada ao subgrupo que não responde às terapias orais comumente empregadas no CPRC metastático. O estudo compara galeterona e enzalutamida em 148 pacientes sem tratamento prévio.
Os resultados do ensaio clínico pivotal ARMOR3-SV são aguardados com expectativa pela biotech e a previsão do CEO da Tokai, Jodie Morrison, é de que a galeterona venha a ser o carro-chefe do pipeline da empresa em medicina de precisão. "ARMOR3-SV representa um importante passo para trazer a medicina precisão para pacientes com câncer de próstata e estamos satisfeitos com o progresso feito para a implementação global do ensaio clínico AR-V7", disse ele.
O ARMOR3–SV é liderado por Mary Ellen Taplin, diretora de pesquisa clínica do Lank Center, do Dana-Farber Cancer Institute. O ensaio envolve a participação de mais de 15 países. O desfecho primário é sobrevida livre de progressão radiográfica.