Onconews - Impacto da sarcopenia pré-operatória e comprometimento imunonutricional nos resultados pós-operatórios do CPCNP

A combinação de sarcopenia pré-operatória e comprometimento imunonutricional teve um impacto clínico negativo nos resultados pós-operatórios de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, independente de fatores tumorais. “Pacientes com essas duas condições tiveram um prognóstico particularmente ruim”, afirmaram os autores em artigo publicado no Lung Cancer Journal.

O estudo buscou esclarecer a relação entre sarcopenia pré-operatória e status de índice nutricional prognóstico (PNI) e fatores clinicopatológicos em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) que foram submetidos à ressecção cirúrgica, e avaliar resultados de curto e longo prazo estratificando grupos de acordo com sarcopenia e status de PNI como preditores prognósticos.

Foram incluídos 300 pacientes com CPCNP em estágio p I-IIIA submetidos à ressecção completa com lobectomia. A sarcopenia foi avaliada usando o índice músculo esquelético (SMI) e o índice imunonutricional foi avaliado usando o PNI. O primeiro quartil foi usado como ponto de corte para os grupos sarcopenia/não sarcopenia e baixo/alto PNI.

Resultados

A idade média dos pacientes foi de 70 anos, e 184 pacientes (61,3%) eram homens. O PNI médio foi de 50,2, e o SMI médio foi de 48,1 e 37,5 para pacientes do sexo masculino e feminino, respectivamente. O período médio de acompanhamento foi de 64 meses (60 pacientes morreram).

A análise de sobrevida mostrou que a sobrevida global foi significativamente pior nos grupos de sarcopenia com baixo PNI em comparação com o grupo controle (p = 0,002 e p < 0,001, respectivamente).

Quando estratificado por sarcopenia e status PNI, o grupo de sarcopenia e PNI baixo teve um prognóstico particularmente ruim (taxa de sobrevida em 5 anos, 52,8% [p<0,001]). A análise de regressão de Cox multivariável revelou que a sarcopenia com PNI baixo foi um fator prognóstico independente que indicou um resultado ruim.

A resposta ao tratamento medicamentoso para recorrência pós-operatória foi significativamente pior no grupo de sarcopenia com PNI baixo em comparação com o outro grupo.

Em síntese, a combinação de sarcopenia pré-operatória e comprometimento imunonutricional teve um impacto clínico negativo independente de fatores tumorais, e pacientes com essas duas indicações tiveram um prognóstico particularmente ruim.

“Esses fatores podem estar associados a respostas ruins ao tratamento medicamentoso para recorrência pós-operatória. A avaliação da massa muscular esquelética usando imagens pré-operatórias e avaliação nutricional usando marcadores séricos pode ser útil para o manejo perioperatório e previsão de prognóstico”, concluíram os autores. 

Referência:

Clinical impact of preoperative sarcopenia and immunonutritional impairment on postoperative outcomes in non-small cell lung cancer surgery. Uchibori, Atsuki et al. - Lung Cancer, Volume 0, Issue 0, 108004