Onconews - Imunoterapia TIL: revisão da SITC se apresenta como guia prático para desmistificar um tratamento complexo

Nas últimas décadas, a imunoterapia TIL, baseada na infusão de linfócitos T infiltrantes de tumores autólogos, tem se confirmado como a mais promissora imunoterapia adotiva de células T para pacientes com cânceres sólidos avançados, principalmente no melanoma metastático. Revisão de Turcotte et al. publicada no Journal for ImmunoTherapy of Cancer pretende ser um guia prático sobre a imunoterapia TIL para complementar as diretrizes publicadas. O trabalho tem a chancela da SITC - Society for Immunotherapyof Cancer.

“Pela primeira vez em cânceres sólidos, a imunoterapia celular entrou no padrão de tratamento de pacientes com melanoma metastático”, descrevem os autores, em referência à recente aprovação da Food and Drug Administration para pacientes com doença refratária a inibidores de checkpoint imunológico. A decisão da FDA foi anunciada em 16 de fevereiro de 2024, baseada no estudo C-144-01, um ensaio multicêntrico, prospectivo, de fase 2, que inscreveu 153 pacientes com melanoma, todos previamente expostos a terapia anti-PD-1 ou anti-PDL-1, com mediana de 3 linhas anteriores de tratamento.

Os dados do C-144-01 sustentaram o registro em caráter de aprovação acelerada, com taxa de resposta global de 31,4% (IC de 95%: 24,1%-39,4%), incluindo 8 respostas completas e 40 respostas parciais. A duração mediana da resposta não foi alcançada no acompanhamento mediano do estudo de 27,6 meses, com 41,7% das respostas mantidas por 18 meses ou mais. A sobrevida global mediana foi de 13,9 meses e a sobrevida livre de progressão alcançou 4,1 meses. Os eventos adversos mais comuns de grau 3 ou 4 relacionados ao tratamento foram trombocitopenia (76,9%), anemia (50,0%) e neutropenia febril (41,7%), que estavam relacionados ao regime de linfodepleção.

A revisão de Turcotte et al. reúne esse e outros exemplos, descrevendo os princípios da imunoterapia TIL e os recursos necessários, a partir da experiência clínica de centros de alto volume ao redor do mundo.

“Este artigo aprimora as diretrizes de prática clínica publicadas, fornecendo justificativa clínica e exemplos baseados em dados para desmistificar a imunoterapia TIL a fim de facilitar a aceitação e melhorar o acesso do paciente a esta modalidade de tratamento promissora em ambientes clínicos e de pesquisa”, sustentam os autores.

De forma didática, a revisão conceitua o que é imunoterapia TIL e sua evolução temporal, apresentando seus princípios básicos, critérios para a seleção de pacientes, manejo clínico e considerações sobre questões centrais, que vão da segurança do paciente a aspectos institucionais.

A íntegra do artigo está disponível em acesso aberto no Journal for Immunotherapy of Cancer 

Referência:

Turcotte S, Donia M, Gastman B, et al. Art of TIL immunotherapy: SITC’s perspective on demystifying a complex treatment. Journal for ImmunoTherapy of Cancer 2025;13:e010207. doi: 10.1136/jitc-2024-010207