O estudo INFINITY demonstrou atividade promissora do regime de combinação de tremelimumabe + durvalumabe sem quimioterapia como tratamento pré-operatório em pacientes com câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica ressecável com instabilidade de microssatélites/deficiência de mismatch repair. “Os primeiros resultados de viabilidade disponíveis de uma estratégia não operatória neste cenário de doença justificam validação adicional em coortes maiores”, afirmaram os autores. O estudo foi publicado no Annals of Oncology.
No adenocarcinoma gástrico e/ou da junção gastroesofágica ressecável, a instabilidade de microssatélites (MSI-H) confere melhor sobrevida, mas benefício limitado da quimioterapia. A imunoterapia pode eliminar a necessidade de quimioterapia ou cirurgia.
INFINITY (NCT04817826) é um estudo multicêntrico, multicoorte de fase II que investiga na Coorte 1 a atividade e a segurança de tremelimumabe + durvalumabe (T300/D) como tratamento neoadjuvante para câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica ressecável com deficiência de mismatch repair (dMMR) e alta instabilidade de microssatélites (MSI-H).
O endpoint primário foi a taxa de resposta patológica completa (pCR); os endpoints secundários incluíram sobrevida livre de progressão (SLP), sobrevida global (SG), qualidade de vida (QoL) e análises translacionais.
Na Coorte 2, a atividade e a segurança de T300/D foram exploradas como tratamento definitivo em pacientes que atingiram resposta clínica completa (cCR). O endpoint primário foi a taxa de resposta clínica completa em 2 anos; endpoints secundários incluem SLP, SG, qualidade de vida, sobrevida livre de gastrectomia (GFS) e análises translacionais.
Resultados
Na Coorte 1, 18 pacientes foram recrutados e 15 avaliáveis. A taxa de resposta patológica completa e a resposta patológica principal foram de 60% e 80%. Como a taxa de pCR em tumores T4 foi de 17%, esse subgrupo de pacientes foi excluído da inscrição na Coorte 2.
Em 28,1 meses de acompanhamento mediano, as taxas de sobrevida livre de progressão e sobrevida global específicas de câncer gástrico em 24 meses foram de 85% e 92%. Na Coorte 2, 18 pacientes foram inscritos e 17 avaliáveis, 13 tiveram resposta clínica completa e iniciaram o tratamento não operatório. Em 11,5 meses de acompanhamento mediano, 1 paciente teve recrescimento local e foi submetido a cirurgia de resgate, a sobrevida livre de gastrectomia em 12 meses foi de 64,2%.
Em síntese, o estudo INFINITY forneceu resultados de atividade promissores de um regime de combinação T300/D sem quimioterapia como tratamento pré-operatório em em pacientes com câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica ressecável com instabilidade de microssatélites/deficiência de mismatch repair.
Referência:
Tremelimumab and durvalumab as neoadjuvant or non-operative management strategy of patients with microsatellite instability-high resectable gastric or gastroesophageal junction adenocarcinoma: the INFINITY study by GONO. Raimondi, A. et al. Annals of Oncology, Volume 0, Issue 0