Com a crescente demanda por cuidados paliativos e o aumento das taxas de sobrevida ao câncer, há uma necessidade urgente de treinar futuros profissionais de saúde em princípios de cuidados paliativos, especialmente para oncologia. Programa da Universidade de Stanford apresentado no ASCO Quality Care Symposium 2024 relatou o desenvolvimento e a implementação bem-sucedidos de um modelo que educa estagiários da graduação médica ou pós-graduação em temas centrais de cuidados paliativos e oncologia, ao mesmo tempo em que beneficia imediatamente os pacientes e as equipes de saúde.
Os autores descrevem que trabalhos anteriores se concentraram em adicionar módulos aos currículos das faculdades de medicina, mas a abordagem resultou em exposição insuficiente ou tardia aos alunos de graduação médica, que têm menos conhecimento sobre cuidados paliativos.
A versão piloto do programa EIPCO (Early Integration of Palliative Care and Oncology) foi iniciada em Stanford em 2021 por um único aluno de medicina e orientador docente. Os pesquisadores descrevem que os estagiários recrutados na graduação médica ou na pós-graduação concluem um curso didático online como uma introdução aos cuidados paliativos e à oncologia. Um membro da liderança do EIPCO (oficial) entrevista os estagiários individualmente para discutir as lições e identificar que oportunidades de acompanhamento são mais relevantes para cada estagiário. Em seguida, o EIPCO facilita o ingresso dos estagiários em suas respectivas oportunidades, como observação, voluntariado, palestras ou projetos de pesquisa, para estimular mais aprendizado e entusiasmo.
“O EIPCO foi mantido e expandido de forma confiável por uma pequena equipe, mesmo quando todos os orientadores oficiais tinham restrições de tempo significativas Os estagiários envolvidos também podem se candidatar e se tornar oficiais”, destacou o primeiro autor, Xiaoyi Sean Hu, em sua apresentação no simpósio.
Os resultados mostram que o EIPCO foi recebido positivamente pelos estagiários, especialmente por fornecer acesso a oportunidades nas quais eles poderiam ajudar diretamente os pacientes. Os estagiários relataram maior interesse em observação (88% dos estagiários, por exemplo, internados ou em conselhos de tumores), fornecer companhia (96% dos estagiários, por exemplo, visitas de cuidados espirituais ou para pacientes em fase terminal) e interesse em auxiliar os pacientes a concluir diretivas de cuidados avançados (85% dos estagiários).
“Essas experiências solidificaram conceitos cruciais e cultivaram o interesse em cuidados paliativos e oncologia. Recursos também foram desenvolvidos para a implementação flexível do EIPCO em outras instituições”, disse Hu. “O EIPCO serve como um modelo de baixa manutenção e fácil implementação para atender a uma necessidade crescente na educação médica. O EIPCO beneficia equipes de saúde e pacientes, ao mesmo tempo em que expõe os primeiros estagiários a compreender como os cuidados paliativos e de câncer podem ser integrados”, concluiu o especialista, acrescentando que o programa começou a ser expandido para outras instituições.
Referência:
Early integration of palliative care and oncology (EIPCO): A low-maintenance, easy-to-implement program to address palliative care shortages in oncology.
First Author: Xiaoyi Sean Hu
Meeting: 2024 ASCO Quality Care Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session A
Track: Quality, Safety, and Implementation Science,Cost, Value, and Policy,Patient Experience,Palliative and Supportive Care
Sub Track: Palliative Care
Citation: JCO Oncol Pract 20, 2024 (suppl 10; abstr 192)
DOI: 10.1200/OP.2024.20.10_suppl.192