Intervenções combinadas de exercícios e nutrição demonstraram benefício na função física de pacientes com leucemia aguda ou linfoma maligno durante quimioterapia hospitalar, como evidencia estudo randomizado relatado por Kasahara et al. na Cancer and Nutrition.
Neste ensaio clínico randomizado controlado, os pesquisadores inscreveram pacientes com leucemia aguda ou linfoma maligno que estavam recebendo quimioterapia hospitalar, randomizados para o grupo de intervenção (GI) e o grupo de controle (GC). Ambos os grupos foram submetidos a treinamento de resistência e exercícios aeróbicos.
Os pacientes do GI foram instruídos a tomar suplementos nutricionais duas vezes ao dia. Os itens de avaliação foram força muscular (força de preensão manual e força de extensão do joelho), teste de caminhada de 6 minutos, massa muscular esquelética, qualidade de vida, estado nutricional e fadiga.
A análise de variância bidirecional mostrou uma interação significativa para força de preensão manual bilateral e força de extensão do joelho. Nenhuma interação significativa foi encontrada para os outros aspectos avaliados.
“Os resultados do presente estudo mostraram melhora da força muscular no GI em comparação ao GC, indicando a eficácia das intervenções combinadas de exercícios e nutrição durante a quimioterapia hospitalar em pacientes com leucemia aguda ou linfoma maligno”, concluem os autores.
Referência:
Kasahara, R., Morishita, S., Fujita, T., Jinbo, R., Kubota, J., Takano, A., … Saji, S. (2024). Effect of Combined Exercise and Nutrition Interventions During Inpatient Chemotherapy in Acute Leukemia and Malignant Lymphoma Patients: A Randomized Controlled Trial. Nutrition and Cancer, 1–9. https://doi.org/10.1080/01635581.2024.2406043