Onconews - Manejo da dor de pacientes em cuidados paliativos e transtorno por uso de substâncias

Estudo publicado no Journal of Palliative Medicine avalia a viabilidade de um Comitê de Dor Complexa para pacientes em cuidados paliativos com dor relacionada ao câncer e uso concomitante de substâncias e/ou complexidade psicossocial.

Pacientes com dor relacionada ao câncer e transtorno por uso de substâncias (TUS) concomitante apresentam um grupo único de desafios para os médicos de cuidados paliativos. É necessário um fórum estruturado para colaboração interdisciplinar para manejar de forma eficaz esta população complexa.

Esse estudo descreve a viabilidade e aceitabilidade de um Comitê de Dor Complexa de cuidados paliativos, uma reunião de equipe interdisciplinar para fornecer recomendações concretas de cuidados para pacientes com dor relacionada ao câncer e transtorno por uso de substâncias concomitante e/ou complexidade psicossocial.

Os pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva dos casos apresentados no Comitê de Dor Complexa entre maio de 2021 e junho de 2022 e uma análise transversal das pesquisas com participantes desse Comitê.

Entre os 28 casos incluídos para análise, os cânceres gastrointestinais (n = 7, 25,9%) e o mieloma múltiplo (n = 5, 18,5%) foram os diagnósticos de câncer mais frequentes. Os principais motivos de encaminhamento foram transtorno por uso de substâncias (n = 22, 78,6%) e angústia do profissional/equipe (n = 13, 46,4%).

As recomendações mais frequentes feitas no Comitê foram encorajar a colaboração interdisciplinar (n = 18, 64,3%), manter limites saudáveis ​​(n = 15, 53,6%) e gestão do transtorno por uso de substâncias (n = 13, 46,4%). Das 14 reuniões agendadas, a maioria das reuniões envolveu a apresentação de ≥1 caso (n = 12, 86%). Entre 40 pesquisas com participantes do Comitê, a maioria dos participantes (n = 38, 95%) tinha probabilidade ou grande probabilidade de continuar a participar.

“Um Comitê de Dor Complexa é uma intervenção viável e aceitável que permite aos médicos de cuidados paliativos colaborar e receber feedback da equipe interdisciplinar e apoio de pares no manejo de pacientes com dor relacionada ao câncer e transtorno por uso de substâncias concomitante e/ou complexidade psicossocial no ambiente de atendimento ambulatorial”, concluíram os autores.

Referência:

Given SH, Reid Ponte P, Lally K, Chua IS. Interdisciplinary Pain Board for Managing Patients with Palliative Care Needs and Substance Use Disorder: A Pilot Study. J Palliat Med. 2024 Jun 20. doi: 10.1089/jpm.2024.0025. Epub ahead of print. PMID: 38899507.