Resultados de estudo qualitativo publicado no JAMA Dermatology sugerem que apesar do excelente prognóstico, os sobreviventes de melanoma localizado apresentam altas taxas de medo da recorrência do câncer e expressam intensas experiências negativas de sobrevida que podem afetar o bem-estar psicológico.
Este estudo qualitativo baseado em survey utilizou entrevistas semiestruturadas e a ferramenta de pesquisa Fear of Cancer Recurrence Inventory short form (FCRI-SF) com participantes recrutados em uma prática acadêmica de dermatologia afiliada à Universidade do Texas, Austin. As entrevistas foram realizadas por telefone ou pessoalmente no período de agosto de 2021 a setembro de 2022. Cada um dos 9 itens do FCRI-SF foi avaliado em uma escala Likert de 5 pontos, pontuada de 0 a 4, com pontuação máxima possível de 36 pontos. As análises dos dados foram realizadas entre fevereiro de 2022 e junho de 2023.
As entrevistas semiestruturadas foram analisadas quanto a temas e subtemas associados às experiências vividas por sobreviventes de melanoma cutâneo. As pontuações do FCRI-SF foram tabuladas, com pontuações de 13 ou mais identificando casos potenciais de medo de recorrência do câncer clinicamente significativo.
Resultados
No geral, 51 participantes (idade média [DP], 49,5 [11,7] anos; 34 [67%] mulheres e 17 [33%] homens) com histórico de melanoma localizado (estágio 0-IIA) completaram a entrevista e a pesquisa. Entre eles, 17 (33%) sobreviveram ao diagnóstico de melanoma em estágio 0 e o restante, a pelo menos 1 diagnóstico de melanoma invasivo (estágio I-IIA).
As entrevistas semiestruturadas revelaram vários temas: (1) emoções em torno das consultas de acompanhamento, (2) intensidade da vigilância do melanoma, (3) mudanças no estilo de vida em relação à exposição solar e (4) pensamentos sobre a vida e a morte. Trinta e oito dos 51 participantes tiveram uma pontuação FCRI-SF acima do limiar clínico para medo de recorrência do câncer.
“Este estudo qualitativo e baseado em survey demonstrou que apesar do prognóstico excelente, alguns sobreviventes de melanoma localizado, mesmo aqueles que tinham doença estádio 0, apresentam altas taxas de medo da recorrência do câncer e intensas experiências de sobrevida que afetam seu bem-estar psicológico”, concluem os autores.
Referência: Mahama AN, Haller CN, Labrada J, et al. Lived Experiences and Fear of Cancer Recurrence Among Survivors of Localized Cutaneous Melanoma. JAMA Dermatol. Published online February 14, 2024. doi:10.1001/jamadermatol.2023.6158