Quais são as estratégias de intervenção eficazes para promover a adesão à terapia endócrina adjuvante (TEA) entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama?
Artigo de Bright et al. publicado no JCO traz resultados de revisão sistemática e meta-análise discutindo a adesão à terapia endócrina adjuvante (TEA) entre sobreviventes do câncer de mama. Os resultados mostram que políticas para reduzir custos diretos e lembretes aos pacientes aumentam a adesão ao tratamento.
Os autores revisaram sistematicamente três bases de dados eletrônicas. Os estudos incluídos examinaram intervenções para promover a adesão à terapia endócrina adjuvante entre mulheres cirurgicamente tratadas para câncer de mama. Foram considerados estudos que examinaram uma medida de adesão à TEA (definida como adesão ou persistência após o início do tratamento) relatando informações suficientes para calcular o tamanho do efeito.
A análise descreve que dos 5.045 registros únicos, 33 estudos preencheram os critérios de inclusão, representando 375.951 mulheres para a revisão sistemática.
Os resultados mostram que as intervenções que educavam os pacientes sobre como lidar com os efeitos colaterais geralmente falhavam em melhorar a adesão à TEA, enquanto as mudanças nas políticas que reduziam os custos da TEA foram capazes de melhorar consistentemente a adesão. Lembretes de medicação, comunicação e estratégias psicológicas/de enfrentamento mostraram eficácia variada.
A meta-análise mostrou efeitos estatisticamente significativos das intervenções de adesão em geral em relação às condições de controle especificadas pelo estudo (número de estudos [k] = 25; odds ratio, 1,412; IC 95%, 1,183 a 1,682; P = 0,0001). As análises de subgrupo mostraram que não houve diferenças estatisticamente significativas nos tamanhos de efeito por desenho de estudo (ensaio controlado randomizado versus outro), ano de publicação, direcionalidade da intervenção (contato unidirecional versus bidirecional) ou tipo de intervenção.
“Até onde sabemos, esta é a primeira meta-análise conhecida a demonstrar um efeito significativo de intervenções para promover a adesão à terapia endócrina adjuvante. A revisão sistemática revelou que a redução dos custos de medicamentos e um subgrupo de intervenções psicossociais e de lembrete mostraram-se mais promissores, informando futuras pesquisas, políticas e direções clínicas”, concluem os autores.
Referência: Bright EE, Finkelstein LB, Nealis MS, Genung SR, Wrigley J, Gu HCJ, Schmiege SJ, Arch JJ. A Systematic Review and Meta-Analysis of Interventions to Promote Adjuvant Endocrine Therapy Adherence Among Breast Cancer Survivors. J Clin Oncol. 2023 Aug 2:JCO2300697. doi: 10.1200/JCO.23.00697. Epub ahead of print. PMID: 37531593.